Após divulgar os selecionados para a criação da Rede de Pontos de Cultura nesta segunda-feira (21), representantes da Prefeitura de Arapiraca partiram para um importante encontro nacional que está acontecendo em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, junto a sua equipe técnica, está reunida com gestores culturais de todo o Brasil, durante esta semana, no 5º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, o “Teia Nacional da Diversidade 2014”.
Até o sábado (24), eles discutem melhorias para o programa federal Cultura Viva, especialmente a respeito dos Pontos de Cultura. O evento ocorre na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no Instituto Federal de Educação. Servidores da secretaria, por sua vez, também estão participando do Fórum Nacional de Pontos de Cultura e demais atividades da Teia.
“É um momento ímpar que estamos vivenciando em Arapiraca com a consolidação desta rede que vamos iniciar em breve. E nada mais enriquecedor que esta troca de experiências com gestores culturais do restante do Brasil”, diz Tânia Santos.
Nesta segunda (19), ela teve um encontro com a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério de Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, sobre a implantação dos 10 Pontos de Cultura de Arapiraca, em fase de conveniamento, um marco nas políticas públicas do município que foi conseguido graças ao empenho da prefeita Célia Rocha (PTB) com o lançamento de edital inédito.
A Rede Arapiraca de Pontos de Cultura se instalará com a parceria dos programas Mais Cultura e Juventude Viva, do MinC, onde cada instituição selecionada irá receber o montante de R$ 180 mil durante os próximos três anos.
No primeiro dia do evento, deu-se ênfase também para o Encontro Nacional de Pontos de Cultura Indígena e o Encontro de Gestores. A programação completa, notícias e mais informações sobre a Teia podem ser conferidas no site www.culturadigital.br/teiadadiversidade.