×

Alagoas

Arapiraca inicia Capacitação sobre Educação Fiscal

A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta segunda-feira (10), no Auditório do Centro de Apoio a Educação Integral II, na Praça Luiz Pereira Lima, a Formação de Disseminação de Educação Fiscal. A programação da capacitação prossegue durante todas as manhãs desta semana.

Durante a abertura do evento, estiveram presentes o secretário Municipal de Finanças, Erik Bispo, a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria, o delegado adjunto da Receita Federal, Marcos Viana, o analista de Controle Finanças da Controladoria Geral da União, Sergio Stuart, a representante do programa de Educação Fiscal da Receita Federal, Valéria Bezerra, a coordenadora de Comunicação da Secretaria da Fazenda, Aida Gama, e os educadores e fiscais que irão participar da formação.

Em sua fala, o secretário Erik Bispo disse que o principal objetivo da capacitação é conscientizar educadores para que em um futuro, Arapiraca possa implantar um programa de educação fiscal. “É preciso fazer com que as crianças sejam conscientizadas. Os recursos da prefeitura vêm dos tributos que o cidadão paga. Com os tributos, o poder público terá condição de trabalhar”, completou.

Já a secretária Ana Valéria contou que existe dentro das escolas municipais, um projeto em relação à valorização do patrimônio público, que para ele, se associa com a questão da educação fiscal.

“As pessoas que participam hoje dessa formação, são coordenadores, diretores, pessoas que querem dá uma alavancada na formação pedagógica de Arapiraca. É preciso disseminar a cultura de que não sabemos nada sobre tributos e educação fiscal, principalmente porque tudo que conhecemos e colocamos em pratica, reflete na sociedade”, disse.

“Quando vivemos em grupo, temos que pensar em regras. Só que ainda temos esse caráter individualista, essa força contrária as regras. O imposto está em beneficio de todos. O Tributo foi uma lei feita pelos representantes, para o povo seja beneficiado. E por isso é preciso que tenhamos educação e passemos a conhecer mais esse processo de construção do futuro”, comentou Marcos Viana, delegado adjunto da Receita Federal.