×

Alagoas

Arapiraca ganha unidade do SUS para tratamento de câncer

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) irão contar com uma unidade de referência para tratamento de câncer instalada no município de Arapiraca. Nesta quinta-feira (24), foi inaugurada a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que funciona em prédio anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama).

O novo centro é fruto de um investimento na ordem de R$ 12 milhões, recursos próprios do Hospital. Com a unidade, os pacientes de câncer de Arapiraca e região não precisarão mais se deslocar até grandes centros, pois o Unacon dispõe de uma equipe de médicos qualificados e os mais avançados equipamentos para o tratamento do câncer, como o Acelerador Linear. Presente em poucos hospitais do Nordeste, o equipamento atua no tratamento de radioterapia. O Centro de Quimioterapia da Unacon recebeu o nome do governador Teotonio Brandão Vilela Filho.

Participaram da inauguração o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda; o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo e o secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo.

“Nosso papel é facilitar a vida dos pacientes da região e, conseqüentemente, desafogar o sistema em Maceió. A filosofia é levar saúde para mais perto das pessoas. Esse, com certeza, é mais um investimento para fortalecer ainda mais a saúde de Alagoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

O credenciamento da Unacon junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu no dia 12 de dezembro de 2012. A unidade dispõe dos serviços de cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia. Na ocasião, o médico Emanuel Barreto, diretor do Hospital Chama, agradeceu o empenho do governador Teotonio Vilela, ao senador Benedito de Lira e ao secretário Alexandre Toledo, para o credenciamento da unidade junto Ministério da Saúde.

O secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, afirmou que o credenciamento do Unacon junto ao Ministério da Saúde representa mais um avanço para a Saúde de Alagoas. “Parabenizo todos os que se empenharam para que este centro se tornasse uma realidade e, acima de tudo, um dos mais modernos centros para tratamento de câncer do Nordeste”, disse Helvécio.

Homenagem

O secretário de Saúde, Alexandre Toledo, o secretário adjunto, Jorge Villas Boas e outras pessoas responsáveis pela criação da Unacon foram homenageados com uma placa, entregue pelo diretor do Hospital Chama, médico Emanuel Barreto.
Ações