Secretário Nacional de Atenção à Saúde participa de inauguração
O secretário de Atenção Nacional de Saúde, Helvécio Miranda, participa, nesta quinta-feira (24), da inauguração da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Arapiraca. A Unacon fica situada na Rodovia AL 220, Km 2, no bairro Senador Arnon de Melo. A solenidade terá início às 14h30 e vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.
A unidade foi estruturada no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca, e em dezembro do ano passado foi habilitada para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade dispõe dos serviços de cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia.
Segundo o gestor estadual da Saúde, a oferta dos serviços de quimioterapia e radioterapia na mesma instituição permite a realização dos tratamentos de forma concomitante, que é a terapêutica padrão realizada. “Dessa forma, os pacientes não precisam se deslocar para outras Unidades de Saúde, o que proporciona conforto, qualidade de vida e economia”, esclareceu Alexandre Toledo.
De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Sival Clemente, a habilitação do serviço em Arapiraca também vai evitar o deslocamento dos pacientes do Agreste e do Sertão, que passam a ser atendidos na nova Unacon, facilitando o acesso ao tratamento.
A unidade vai realizar ainda consultas de triagem diagnóstica (sem necessidade de exame histopatológico – biópsia), que permitirá o tratamento oncológico precoce, possibilitando melhores taxas de cura e sobrevida dos pacientes com suspeita de neoplasia.
Serviços
O serviço de radioterapia conta com um equipamento de alta tecnologia em planejamento e tratamento do paciente oncológico, com licença habilitada para Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), capacidade para realizar radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radiocirurgia.
Com estrutura para tratar 80 pacientes por dia, divididos em três turnos diários (entre 7h e 22h), o serviço de radioterapia oferece aos pacientes o acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por radioncologistas, físicos médicos, enfermeiras, técnicos em radioterapia e psicóloga.
O serviço de oncologia clínica dispõe de seis consultórios para atendimento pela equipe multiprofissional (cirurgião oncológico, oncologista clínico, psicóloga, nutricionista, enfermeira e fisioterapeuta). Já o salão de quimioterapia tem capacidade de realização de 90 tratamentos ao dia, duas salas de atendimento de emergência, além de recepção ampla, com todas as dependências climatizadas.
Os tratamentos são realizados sob supervisão de médico oncologista clínico, que está a disposição 24 horas para atendimento das emergências oncológicas eventuais do serviço.
Hospital Chama
O Complexo Hospitalar Manoel André (Chama) possui 30 leitos de internação oncológica, além de estrutura em exames complementares, como Raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, laboratório, UTI e demais especialidades médicas.
