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Alagoas

Arapiraca e outras cidades do Agreste enfrentam restrição no abastecimento em virtude das chuvas

Estação de Tratamento de Água (ETA) situada em São Brás

As cidades da região Agreste de Alagoas estão com restrição no fornecimento de água tratada, nesta quinta-feira (26), em virtude das chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Isso porque as precipitações carregaram muitos sedimentos para os mananciais, prejudicando, assim, a qualidade da água bruta e dificultando o processo de tratamento, que se torna mais demorado.

Em São Brás, onde fica a captação do Sistema Coletivo do Agreste, a empresa Agreste Saneamento, responsável pela operação do sistema em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), precisou restringir a captação, ou seja, captar menos água que o volume normal.

Paralelamente, as equipes das empresas estão em campo, nesta quinta-feira, à procura de um possível vazamento na adutora, o que também pode contribuir para a redução do volume de água ofertado à população.

Enquanto isso, podem apresentar redução na oferta de água tratada a parte baixa de Arapiraca e as seguintes cidades, que são atendidas pelo mesmo sistema: São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.

Pela mesma razão, ou seja, aumento da turbidez e piora na qualidade da água bruta do Rio São Francisco, a Casal restringiu as captações em Traipu e em Piaçabuçu, ambos atendidos por sistemas individuais de abastecimento.

Em Junqueiro, onde fica o manancial que atende ao Sistema Coletivo Junqueiro-São Sebastião, os técnicos da Companhia também verificaram aumento da turbidez da água bruta e, por isso, o sistema opera com redução de vazão. Assim, as duas cidades podem apresentar deficiência no abastecimento nesta quinta-feira (26).

A Casal e a Agreste Saneamento seguem monitorando a qualidade da água bruta do Rio São Francisco para que, tão logo seja possível, a vazão volte ao volume normal e, assim, haja a regularização do fornecimento do líquido tratado à população.

Para outras informações, a Companhia disponibiliza aos moradores o Call Center 0800 082 0195, que atende todos os dias, das 7h às 20h. A ligação é gratuita e pode ser feita por celular. O mesmo número também está disponível para mensagens pelo aplicativo WhatsApp, no qual o cliente pode solicitar diversos serviços.