×

Policial

Aranha: homem apontado como liderança do tráfico é morto ao sair da prisão no Agreste alagoano

Ivanildo Nascimento Silva, mais conhecido como “Aranha”, de 42 anos, foi morto a tiros na nesta terça-feira, 10,

Dois homens foram assassinados a tiros na tarde desta terça-feira (10), nas imediações do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, no Agreste alagoano. Uma das vítimas foi identificada como Ivanildo Nascimento Silva, conhecido como “Aranha”, citado em investigações policiais como uma das principais lideranças do crime organizado em Alagoas.

De acordo com informações da Polícia Militar, uma equipe do Grupamento de Operações Policiais Especiais (Gopes), pertencente à 7ª Companhia Independente (7ª CPM/I), foi acionada pelo Copom para verificar a ocorrência de disparos de arma de fogo na saída da unidade prisional. Ao chegar ao local, os militares encontraram dois homens já sem vida, atingidos por diversos tiros. A área já estava sendo preservada inicialmente por agentes da Polícia Penal.

Conforme relatos preliminares, Ivanildo havia deixado o sistema prisional nesta terça-feira, após receber alvará de soltura. Ele saía do presídio em um veículo VW Fox branco, acompanhado de dois homens que teria conhecido durante o período de reclusão. O carro foi interceptado por outros dois veículos — uma caminhonete Chevrolet S10 branca, que teria parado à frente, e um automóvel de menor porte, ainda não identificado, que fechou a retaguarda.

Ao perceberem a possível emboscada, os ocupantes do Fox abandonaram o veículo e tentaram fugir a pé. Os suspeitos efetuaram diversos disparos. Ivanildo e um dos acompanhantes foram atingidos e morreram no local, antes de receber qualquer atendimento médico.

O terceiro homem, que conduzia o carro, conseguiu escapar correndo de volta em direção ao presídio, onde buscou abrigo. Ele sobreviveu ao atentado. Informações extraoficiais indicam que a segunda vítima fatal pode ser irmão de “Aranha”, mas a identidade ainda não havia sido oficialmente confirmada até a última atualização.

Após o crime, a PM manteve o isolamento da área até a chegada das equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML), responsáveis pela perícia e remoção dos corpos.

A Polícia Civil informou que a Unidade de Atendimento de Local de Crime 3 (UALC 3), coordenada pelo delegado Douglas Rocha, esteve na cena do crime e dará andamento às investigações. Um inquérito será instaurado para apurar a autoria e a motivação do duplo homicídio.

A forma como o ataque foi executado levanta a hipótese de que as vítimas possam ter sido monitoradas, já que a ação ocorreu no exato momento em que deixavam a unidade prisional. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.