×

Sergipe

Aracaju terá a 1ª Praça da Juventude do país

Praça fica no conjunto Augusto Franco e tem 20.400 m²

A população aracajuana receberá em breve a primeira Praça da Juventude do Brasil. A obra já está pronta e a equipe responsável pela execução dos serviços está cuidando dos retoques finais para a inauguração. Localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, a Praça da Juventude João Goulart tem 20.400 m², sendo 13.500 m² construídos com recursos da Prefeitura de Aracaju e 6.900 m² com recursos federais. No total foram investidos R$ 2,5 milhões.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) Angélica Rocha, o espaço conta com equipamentos destinados à prática de várias modalidades esportivas. Depois da inauguração da praça, a população terá à disposição uma quadra coberta, pistas oficiais de atletismo com piso anti-derrapante, pista de salto, equipamentos de ginástica e um espaço especial para atividade física da terceira idade.

O local tem ainda campo de futebol, quadra de tênis, quadra poliesportiva, mini-half (para skate), quiosque para a venda de lanches, anfiteatro fechado e aberto para apresentações culturais, parque infantil, áreas de vivência, conjunto de vestiários, sanitários, pergolado e estacionamento.

Uma das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju foi com a arborização da área de lazer. Por isso, as árvores que já existiam no local foram mantidas. “Mantivemos o que já existia e ainda plantamos outras árvores. A arborização deixa o local mais aprazível aos frequentadores, oferece sombra e uma sensação térmica agradável”, explica Angélica Rocha, acrescentando que todo o mobiliário urbano já foi instalado – lixeiras, bancos, postes de iluminação, rampas e piso tátil.

Sobre o projeto

A Praça da Juventude João Goulart é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Ministério dos Esportes (ME). O projeto, lançado em 2008 e implantado em todo o país, é destinado a comunidades com reduzido acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer.

A intenção é oferecer espaços que aliem saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades esportivas e socioeducativas diversificadas que promovam a inclusão digital, a produção cultural e científica, e a convivência comunitária.