Nesta quinta-feira, 26, a população dos municípios de Aracaju, Ribeirópolis e de Umbaúba poderão adquirir alimentos saudáveis, fresquinhos e a preço justo, além de valorizar os pequenos produtores que comercializam, sem atravessadores, nas Feiras da Agricultura Familiar. Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Feira tem o intuito principal de fortalecer a agricultura familiar, através do apoio à comercialização ao agricultor familiar, que passa a vender seus produtos diretamente ao consumidor.
Visando criar frentes de comercialização para o escoamento da produção, o Programa busca priorizar a utilização de métodos agroecológicos e a adoção de medidas de proteção ambiental, controlando e destinando a emissão dos resíduos produzidos.
Nesse sentido, a Feira integra consumidores locais e pequenos produtores rurais de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos; derivados do leite, mel, mangaba, doces artesanais e outros produtos. Assim, a produção e comercialização própria destes produtos garantem aos agricultores lucro total das vendas, já que é realizada sem a participação de intermediários.
Confira os locais e horários
Em Aracaju, a Feira da Agricultura Familiar acontece quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 7h, no pátio da Seides, situada na Rua Santa Luzia, 680, bairro São José. No município de Ribeirópolis, ela é realizada semanalmente às quintas-feiras, a partir das 5h, na Av. Barão de Rio Branco, em frente à sede da Prefeitura Municipal. Já em Umbaúba, a Feira ocorre também semanalmente às quintas-feiras, a partir das 8h, na Praça Gil Soares, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
