×

Sergipe

Aracaju registra queda no número de pacientes que faltam às consultas médicas

Dois Centros de Especialidades vem apresentando aumento no número de pacientes

As faltas dos pacientes aos procedimentos médicos, o chamado absenteísmo, eram um dos maiores problemas enfrentados pela Rede Municipal de Saúde. Em agosto, quando o secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz anunciou mudanças no processo de marcação de consultas e exames era possível registrar índices de até 70% de faltosos em algumas especialidades. Entretanto, após a campanha de remarcação de consultas e exames (encerrada no dia 31 de agosto), esse índice vem caindo consideravelmente.

Segmentos oftalmológicos, de ultrassonografias, etc (principalmente as especialidades ofertadas nos Centros de Especialidades Médicas de Aracaju – Cemar) apresentavam faltas consideradas altas, o que refletia em gastos para a folha do Município. Entre as desculpas dadas para tais ausências, os pacientes alegavam: falta de conhecimentos sobre a data dos procedimentos, incapacidade física, etc.

Um fator consequência do absenteísmo é o não comunicado da falta em si. O ato de não justificar na Unidade de Saúde da Família, nem nos Centros de Especialidades Médicas de Aracaju impede que o paciente seguinte da fila seja chamado para o procedimento que ficou vago. Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada (Reae), José Soares, nas últimas semanas, os dois Centros de Especialidades vem apresentando aumento no número de pacientes presentes aos procedimentos médicos.

“Pelo que estamos observando, as pessoas entenderam que o não comparecimento implica em problemas, principalmente, para os demais pacientes que estão aguardando nas filas esperando. Existe um fluxo para cada consulta ou exame marcado e isso precisa ser seguido para não emperrar o atendimento. Estamos registrando um comparecimento de até 90% para certos procedimentos (de especialidade médica), o que diminuiu o absenteísmo em até 10% para determinados procedimentos. Estamos vendo que os Centros de Especialidades Médicas de Aracaju estão com fluxo muito grande de pacientes e isso nos tranquiliza quanto ao fluxo de serviços ofertados aos cidadãos aracajuanos. Estamos no caminho certo”, informou Soares.