×

Sergipe

Aracaju promove mutirão de ultrassonografia no Cemar Siqueira Campos

A Saúde de Aracaju realiza mutirão de ultrassonografia durante esta sexta-feira, 26, com o objetivo de reduzir a fila de espera pelo exame. A ação acontece no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos. Na ocasião, muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

Este é o caso de Maria Nilda Rocha dos Santos que mora no conjunto Augusto Franco e compareceu cedo ao Cemar para o atendimento. “Quando recebi a ligação da Saúde de Aracaju informando que fariam o exame, foi uma ótima surpresa. Acredito que esses mutirões devem acontecer mais vezes”, afirmou.

O caminhoneiro aposentado José Almeida Santana, 71 anos, compareceu à consulta acompanhado pela filha. Na opinião dele, a Prefeitura teve uma excelente ideia. “A gente sempre espera a oportunidade para ser chamado, quando chega a hora é uma boa notícia. Vejo que é uma boa ação voltada para facilitar a vida das pessoas”, disse.

A coordenadora do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Marise Rocha Torres, reforçou que o mutirão dá uma importante contribuição para reduzir a fila de espera. O SADT é setor do Cemar Siqueira Campos que faz exames como eletro encefalograma, ultrassom (mamária, transvaginal, obstetrícia, morfologia, obstetrícia com perfil, tireóide, articulação, abdômen total, bolsa escrotal), scan (membros inferiores, arteriais e venosos), endoscopia, audiometria e outros exames da tabela SUS. “A média de ultrassonografias produzidas diariamente por cada profissional do SADT é de 20 exames. O mutirão é uma oportunidade de termos profissionais a mais trabalhando juntos para que a fila de espera seja reduzida”, explica.

Mutirão oftalmológico

Neste sábado, 27, um novo mutirão, dessa vez voltado para exames oftalmológicos, acontecerá no Cemar do conjunto Augusto Franco com a expectativa de atender 120 pessoas. Os atendimentos acontecerão das 7h às 13h. De acordo com José Soares, coordenador da Rede de Atenção Especializada (Reae), os mutirões seguem com cronograma planejado e com agendas fechadas. “É importante esclarecer que as pessoas atendidas são previamente contactadas pela Saúde de Aracaju. Os usuários que já fizeram a pré-marcação do exame ou consulta e estão sendo priorizados”, disse.