Nos próximos sábados, dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente véspera de Natal e de Réveillon, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), não realizará vacinação na capital. As aplicações seguem normalmente de segunda a sexta-feira, com os pontos estratégicos de vacinação durante a semana.
O usuário que necessita receber alguma dose de vacina contra covid-19, ou ainda atualizar o calendário vacinal, deve procurar a UBS mais próxima à sua residência. Para a vacinação contra a covid, a SMS ainda oferta o imunizante para pessoas a partir dos 12 anos na praça Fausto Cardoso, no Centro. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve apresentar o documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável.
“Ao nascer, a criança recebe o cartão de vacinação, e esse documento deve ser preservado no decorrer da vida, sempre cumprindo todas as etapas destacadas nele. Vale ressaltar que a apresentação desse documento é muito importante, visto que nele contém todo o histórico vacinal do usuário. Manter a caderneta de vacinação em dia diminui a probabilidade de contrair diversas doenças”, explica a coordenadora de imunização, Larissa Ribeiro.
Pontos de vacinação
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão com as salas de vacinação funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; 18 UBSs funcionam em horário estendido para a vacinação de rotina, das 8h às 18h30. São elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto.
Para a vacinação contra a covid-19, quatro UBSs estão com horário de atendimento também estendido, até as 18h: Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca.
Pfizer Baby
As crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, na capital, há 28 dias, já podem ser vacinadas com a segunda dose.
“O esquema vacinal da Pfizer Baby é composto por três doses. Os profissionais de saúde aplicam a primeira dose, depois disso, com intervalo de 28 dias, é feito a aplicação da segunda dose e, da segunda para a terceira, o intervalo é de 56 dias. Cinco unidades aplicam a vacina Pfizer Baby: as UBSs Augusto Franco (Augusto Franco), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Francisco Fonseca (18 do Forte), Celso Daniel (Santa Maria) e João Bezerra (Areia Branca)”, enfatiza.
As UBSs Celso Daniel e João Bezerra estão com as salas de vacinação funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já as UBSs Augusto Franco, Onésimo Pinto e Francisco Fonseca funcionam com horários estendido, vacinando das 8h às 18h. Ainda segundo a coordenadora, ainda não há previsão para a chegada de novas vacinas da Pfizer Baby, para a aplicação da primeira dose, que permanece suspensa na capital.
CoronaVac
Devido ao número reduzido de doses recebidas, a vacinação está sendo preferencialmente para segunda dose das crianças de 3 e 4 anos, nas UBSs Santa Terezinha; Osvaldo Leite; Manoel de Souza; José Machado; Carlos Fernandes e José Calumby, das 8 às 16h.
Praça Fausto Cardoso
A vacinação contra covid-19 na praça Fausto Cardoso, no Centro, é ofertada de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir dos 12 anos. O serviço é uma parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), que disponibilizou o espaço para instalação do ponto, que oferta imunizantes para primeira, segunda, terceira, quarta e quinta doses. Basta levar um documento com foto e o cartão de vacinação. O ponto na praça ficará em funcionamento até o dia 30 deste mês.