Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju amplia, a partir desta segunda-feira, 7, os pontos de CoronaVac para vacinação das crianças de 6 a 11 anos contra a covid-19.
Com isso, todas as 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto a UBS Irmã Caridade, passam a vacinar esse público com este imunizante, de segunda a sexta-feira das 8h às 15h. Lembrando que crianças de 5 anos e as imunucomprometidas não tomam CoronaVac.
O município tem a meta de vacinar 64 mil crianças com idade entre 5 e 11 anos contra a covid-19. Atualmente, a capital conta com 17.317 aracajuanos nessa faixa etária vacinados com a primeira dose, o que corresponde a 27,88% da população pediátrica vacinada (de 5 a 11 anos).
De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a não adesão à vacinação mantém a transmissibilidade do vírus, aumentando sua chance de mutação. Ela destaca que a vacinação é sinônimo de consciência coletiva, já que reflete na saúde de toda a população.
“Orientamos os pais e responsáveis legais a levarem as crianças para serem imunizadas. A variante ômicron tem tido maior incidência, com gravidade, em crianças, de modo que é fundamental a vacinação. As crianças também adoecem com covid, tivemos crianças que precisaram de internamento e que tiveram complicações com a doença. Hoje temos uma vacina que pode evitar tudo isso”, explica a gestora.
Ainda segundo Waneska, a doença pode se apresentar em todas as faixas etárias, por isso, toda a sociedade deve se engajar nessa campanha de vacinação, para que seja possível ampliar a cobertura vacinal, possibilitando a proteção da coletividade.
“Enquanto as pessoas insistirem em não tomar vacina, a população continuará em um ambiente propício para a manutenção da circulação dessa variante Ômicron e também o surgimento de outras variantes.
Locais de vacinação com a CoronaVac
Nas 44 UBSs de segunda a sexta-feira das 8h às 15h, exceto a Unidade Irmã Caridade, Parque da Sementeira (das 8h às 13h) sem cadastro prévio e no Shopping Jardins, das 8h às 17h.
Documentação
Para que a criança receba a primeira dose, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento de identificação com foto e CPF (do menor e do responsável), comprovante de residência de Aracaju e carteira de vacinação da criança.