Com a expectativa de uma apuração rápida, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Estácio Gama de Lima, estima que por volta das 22 horas de domingo (3) os eleitores já saibam o resultado das eleições no estado.”Minha expectativa é igual a da última eleição [eleições municipais de 2008], dependendo de como vão transcorrer as votações, por volta de 22 horas já estaremos concluindo os trabalhos”, disse em entrevista à Agência Brasil.
Gama de Lima afirmou ainda que a expectativa é de que o ambiente seja de normalidade no dia das votações quando cerca de 2 milhões de eleitores vão às urnas no estado. Segundo ele, no período pré-eleitoral o tribunal trabalhou para esclarecer a população sobre os prejuízos de crimes eleitorais como compra de votos. “Pedimos à sociedade civil organizada que denunciasse e temos comissões de combate ao crime eleitoral”.
Na avaliação do presidente do TRE alagoano, a decisão do Supremo Tribunal Federal de dispensar a obrigatoriedade do título de eleitor não trará prejuízos ao pleito. Para o desembargador, o prejuízo ocorreria se caísse a necessidade de apresentar um documento oficial com foto. “Não trouxe nenhum prejuízo traria, no meu entender, se liberasse a apresentação do documento de identidade. Acho que a apresentação do documento com foto é uma segurança contra a fraude”, afirmou.
