Edson Aragão
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontecerá no próximo dia 29 de agosto. O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada àqueles que, por alguma ocorrência, não tiveram acesso à escola em idade regular, favorecendo a esses cidadãos, sobretudo, o ingresso no mercado de trabalho e o acesso ao ensino superior. Ele é direcionado para jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação na idade apropriada e que buscam o diploma do ensino fundamental e médio. Para participar, é importante que o inscrito tenha idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para o ensino fundamental, e de 18 anos, para a certificação do ensino médio.
Em Sergipe, milhares de candidatos passam nas provas e são certificados, abrindo para si mesmos um leque de oportunidades. É o caso de José Dutra Filho, de 62 anos. Morador do município de Arauá. Dutra é agricultor e já chegou a estudar o curso de Teologia para leigos. Ele conta que nos anos 1980 fez também o curso de Mecânica de Automóveis, mas que era apenas de nível técnico. Então agora ele resolveu fazer o Encceja para obter a certificação do Ensino Médio e foi aprovado. No ano passado, José Dutra tentou fazer o Enem para o curso de Direito, mas no dia da prova não pôde ir, pois estava com covid-19. Agora, com a certificação em mãos, ele pensa em talvez tentar novamente ingressar no ensino superior.
“Foi uma alegria danada quando eu passei no Encceja. A prova não é fácil não. Mas me preparei, baixei as apostilas e durante seis meses estudei bastante em casa. Até que tive essa felicidade de passar nas provas”, disse.
Outro exemplo de superação foi o de Andreia de Jesus Santos, de 27 anos, moradora de Capela. Atualmente ela estuda no curso de Licenciatura em Letras, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela fez o Encceja no ano de 2018, para poder ingressar no ensino superior. “Eu enxerguei no Encceja a forma mais fácil de avançar e recuperar os anos que eu já havia perdido. Primeiro fiz o EJA, para ter o Ensino Fundamental, e depois o Encceja para ter o Ensino Médio. Para me preparar, eu estudei em casa mesmo, por meio de livros, pesquisas na internet; busquei outras fontes de conhecimento, e consegui”, disse ela, que estudou toda a sua vida em escola pública.
Em Sergipe se inscreveram no Encceja 2020, ao todo, 25.944 candidatos. Desse total, 4.833 farão as provas do Ensino Fundamental e 21.111 farão as provas do Ensino Médio. As provas acontecerão no dia 29 de agosto, nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Simão Dias e Canindé do São Francisco.
Encceja
Além de possibilitar que os estudantes sejam certificados e sigam adiante em suas trajetórias educacionais, o Encceja oferece parâmetros para autoavaliação que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
Entre outras finalidades, o Encceja também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o exame serve de baliza para a implementação de procedimentos e políticas, visando à melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como ao aperfeiçoamento do processo de certificação. Além disso, os resultados das provas viabilizam o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Materiais de estudo
Os candidatos que farão as provas do Encceja terão à sua disposição materiais de estudos para se preparar. “Com o objetivo de incentivar os alunos na participação das provas que acontecerão no dia 29 de agosto, a Seduc estará disponibilizando na próxima sexta-feira, 13, simulados da área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; e no dia 20 de agosto, os simulados de Matemática e Suas Tecnologias, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Em tempos de pandemia, uma das alternativas para concluir os estudos é a prova do Encceja”, disse Edson Aragão, coordenador da Divisão de Exames e Certificação (Diex/Seja).
Além disso, o Inep disponibiliza, em seu portal, materiais gratuitos de estudo para o Encceja. São diversas apostilas do ensino fundamental e médio. Acesse e confira: https://bit.ly/37rY4cF.
