Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fins de certificação e obtiveram a pontuação necessária podem se dirigir à Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa, no bairro do Farol.
Dessa forma, os estudantes podem solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio, das 8h às 17h, para dar entrada no processo de requerimento do documento a partir de fevereiro, cujo horário de atendimento será de 8 às 14h.
Ao todo, 3.807 mil pessoas em Alagoas se inscreveram no Enem na categoria de certificação, mas apenas os candidatos que alcançaram o mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento – Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática – e 500 pontos na prova de Redação poderão requerer o certificado e com isso serão inseridos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), independentemente da conclusão do ano letivo.
Segundo a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Maria do Carmo Silveira, são também requisitos ter 18 anos completos antes da prova e ter solicitado a certificação no ato da inscrição.
“Os alunos que obtiveram a pontuação exigida, mas têm idade inferior a 18 anos, terão que requerer a avaliação do Conselho Estadual de Educação que, por sua vez, vai aplicar uma prova especial”, explicou a superintendente.
Para solicitar a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio, o candidato deve se dirigir à Escola José Correia da Silva Titara portando os documentos originais e cópias do boletim individual do Enem, certificação de conclusão do Ensino Fundamental chancelado pela respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE), identidade, CPF e comprovante de residência. Os documentos serão analisados e encaminhados com o processo de requerimento para validação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“É importante que os candidatos entreguem todos os documentos exigidos para que o processo de requerimento seja validado e a certificação recebida”, alertou.
Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone 3315 – 1251.
