×

Alagoas

Apresentações de startups são destaques no Demo Nordeste

As apresentações das startups no Demo Nordeste estão mexendo com a cabeça dos participantes alagoanos. A fase seletiva para escolha das melhores startups do Nordeste que irão direto para a final nacional do Demo Brasil em junho, no Rio de Janeiro, teve início nesta terça-feira (29), no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

São dez os projetos do Estado participando do Demo Nordeste, encontro patrocinado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e pelo Sebrae.

Participam desta edição as empresas Dante (da área de publicidade e mídia), Doe Alagoas (cidades inteligentes), Dois V (educação), Eng (educação), Hemo (saúde), Kloset (varejo), Miraklon (serviços), MyTv (publicidade/mídia), Piggo (mercado financeiro) e Stant (serviços/engenharia civil). Eles concorrem com outros 15 projetos da região.

Serão nove vencedores. A primeira colocada receberá como prêmio um Programa de Aceleração da 85Labs em Fortaleza, com duração de 90 a 180 dias, com opção de aporte de capital de R$ 30mil.

Tecnologia da inovação

Gestor da MyTv e um dos concorrentes alagoanos, o desenvolvedor Fernando Berlimck explica que o seu aplicativo, direcionado para as chamadas televisões inteligentes ou “SmartTvs” traz para o telespectador novas possibilidades na hora de otimizar o seu tempo à frente dos aparelhos televisivos, durante os intervalos comerciais.

A proposta é simples: enquanto o programa que está sendo assistido for para o break, o usuário, ao acionar o aplicativo, é direcionado para um espaço onde ele poderá escolher quais anúncios quer ver, além da possibilidade de sincronização com suas redes sociais. Tudo isso, sem perder de vista aquilo que estava sendo acompanhado originalmente na telinha.

“Nós fizemos um levantamento de que o brasileiro fica, em média, de cinco a seis horas na televisão. Em certos espaços de tempo, entre um bloco e outro dentro daquilo que se está assistindo, temos cerca de 15 minutos de anúncios. Como quase ninguém gosta deles, resolvemos dar essa possibilidade ao telespectador, de otimizar o seu tempo à frente da Tv, com aquilo que ele realmente quer consumir”, aponta Berlimck.

Por sua vez, aEngStartup, do empresário Bruno Bessa, aposta nos jogos digitais como ferramenta de incentivo para os treinamentos dos funcionários de empresas, corporações, e repartições públicas. Segundo o desenvolvedor, a ideia do projeto é transformar as necessidades daqueles que buscam qualificação, em técnicas de jogo, de modo a incentivá-los a continuar nos treinamentos.

Para Bessa, o Demo Nordeste é um evento único, de extrema importância para os desenvolvedores locais, e uma grande experiência para os empresários alagoanos que vão poder participar da iniciativa.

“Fico muito feliz que um evento desta natureza, como o Demo Brasil, esteja acontecendo no nosso Estado. Creio que o time alagoano está bem representado. Iniciativas como esta fazem crescer ainda mais o ecossistema de iniciativas digitais em Alagoas”.

Além dos pitches (apresentações das propostas das startups), o evento terá painéis, palestras e rodadas de negócios.O Demo Nordeste se encerra dia 30 e a partir das 19h serão anunciados os vencedores.