×

Cultura

Apresentações artísticas abrem a segunda edição da Flipontal

Na noite dessa terça-feira (27), a Praça São Sebastião foi palco para as atrações artísticas que deram início à programação da Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal). Lá, se apresentaram a Orquestra Filarmônica do 59º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e grupos de Fandango. Além disso, a população assistiu a um desfile de moda com peças de filé.

A festa literária está sendo realizada a partir da parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Segundo Keyler Simões, diretor de Produção Cultural da Fmac, a proposta é levar mais cultura para os bairros da Capital. “A ideia é justamente aproximar a população da literatura e das manifestações culturais da terra e, claro, estimular a leitura”, pontuou.

Este ano, os homenageados são o escritor e jornalista Luiz Gutenberge e o poeta, jornalista e crítico literário Carlos Moliterno. Para o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e curador do evento, Carlito Lima, a Festa Literária é uma forma de levar a literatura e a obra de escritores como Gutenberg e Moliterno para mais perto da comunidade.

“O nosso objetivo é levar esse instrumento de transformação social que é a leitura e a cultura para os bairros periféricos. Já fizemos em outros bairros como o Jacintinho e o Graciliano Ramos e no ano que vem, estamos planejando levar também para Fernão Velho, Ipioca e Benedito Bentes. Atualmente já são mais de 700 festas literárias em todo Brasil e Maceió não poderia ficar de fora”, destacou Keyler.

Para a secretária-adjunta de Educação, Maridalva Campos, a participação da rede municipal de educação na Flipontal é uma forma de aproximar a escola da comunidade. “Nós já trabalhamos a cultura e a leitura dentro das escolas, mas trazer isso para a comunidade é abrir a escola para a comunidade e é a oportunidade dos nossos alunos apresentarem o que estão desenvolvendo dentro do ambiente escolar.”

A líder comunitária Lígia do Pontal define a festa como um sonho realizado. “Apesar de desafiador, é uma satisfação imensa receber uma festa literária como esta. É muito gratificante ver a comunidade engajada e os nossos jovens participando das atividades e desenvolvendo o gosto pela leitura”, ressaltou.

Em sua segunda edicao, a Flipontal vai ate a próxima sexta-feira (30), com programação diária, sempre a partir das 9h. O evento acontece simultaneamente nas praças São Sebastião e Caio Porto e também na Escola Municipal Silvestre Péricles, trazendo para o público mesas de debates, palestras, oficinas, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações culturais.