×

Policial

Após três anos, acusados da ‘Chacina do Benedito Bentes’ são denunciados

Episódio vitimou três adolescentes e um adulto no dia 14 de agosto de 2010

A promotora de Justiça Marluce Falcão de Oliveira, que atua na Promotoria Criminal da Capital, denunciou, nesta quarta-feira (24), três pessoas acusadas de envolvimento com o crime que ficou conhecido como 'Chacina do Benedito Bentes', episódio que vitimou, fatalmente, um adulto e três adolescentes, no dia 14 de agosto de 2010.

Na denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, foram acusados Antônio Fernando dos Santos, Antônio Carlos dos Santos e Antônio Marcos dos Santos, todos irmãos. No dia do crime, segundo a Promotoria Criminal, o trio saiu de casa na intenção de assassinar José Ricardo da Silva, que seria desafeto de Marcos. Entretanto, como a vítima estava na companhia de alguns amigos, todos foram mortos para evitar testemunhas. O crime vitimou, Lucas Barbosa da Silva, 13 anos, Bruno Mendes da Silva, 15 anos e Diego Henrique da Silva Galvão, de 14 Anos.

“Consta das investigações policiais que o denunciado Antônio Marcos dos Santos, por desavença anterior com a vítima José Ricardo da Silva, objetivando vigar-se, reuniu seus irmãos Antônio Fernando dos Santos, Antônio Carlos dos Santos e A.G.S (menor de Idade), e aproveitando-se que Ricardo teria entrado numa mata na companhia de outros três adolescentes, com emprego de armas de fogo, foram em seu encalço, e, quando o alcançaram, deram início ao plano homicida, rendendo as vítimas e colocando-as enfileiradas lado a lado, passando a desferir contra as mesmas vários disparos de arma de fogo, atingindo-as em regiões mortais da cabeça”, diz outro trecho da denúncia.

Também segundo a Promotoria Criminal da Capital, uma testemunha ouvida pela Polícia Civil, durante a fase do inquérito policial, confirmara que ouvira dos acusados que a intenção inicial era matar apenas José Ricardo da Silva. “Contudo, os três adolescentes que se encontravam em sua companhia teriam que ser executados para não restar testemunhas do crime, o que demonstrou a hediondez do fato criminoso”, aponta a promotora de Justiça Marluce Falcão.

MPE quer a condenação dos denunciados

“A materialidade resta comprovada pela prova técnica acostada aos autos (laudos periciais e o arcabouço probatório), evidenciando a hediondez do crime. Perante as evidências do conjunto probatório coligido na fase inquisitorial, que serão consubstanciadas na instrução processual, sob a égide do contraditório e da ampla defesa, a autoria resta seguramente demonstrada em desfavor dos denunciados, emprestando justa causa à ação penal. Portanto, o Ministério Público requer que os denunciados sejam processados, julgados e pronunciados, para, ao final, serem julgados e condenados pelo egrégio Tribunal do Júri, pela prática de dois crimes dos homicídios qualificados consumados”, solicitou a Promotoria Criminal da Capital.

Os acusados

Atualmente, Antônio Fernando dos Santos, Antônio Carlos dos Santos e Antônio Marcos dos Santos estão presos no sistema penitenciário de Alagoas, condenados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A chacina

A 'chacina do Benedito Bentes', como ficou conhecido o crime na grande mídia, ocorreu por volta das 10h da manhã do dia 14 de agosto de 2010, na localidade denominada 'Morro do Urubu', dentro da fazenda Campinas, situada no complexo Benedito Bentes.

José Ricardo da Silva, Lucas Barbosa da Silva, Bruno Mendes da Silva e Diego Henrique da Silva Galvão foram assassinados a tiros, não tiveram quaisquer chances de defesa e morreram no local, antes mesmo de receber socorro médico.