O São Paulo ganhou do Treze por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, em Campina Grande, na Paraíba, em sua estreia na Copa do Brasil, competição que não disputava desde 2003, por conta de suas participações consecutivas na Libertadores.
Com o resultado, a equipe tricolor eliminou o jogo de volta – vitória por dois gols de diferença já garantiria isso -, e agora ganha tempo para voltar sua atenção ao Campeonato Paulista. “Bom eliminar o jogo de volta, pois teremos mais tempo para treinarmos. O time foi firme, e seguimos na competição”, disse Rogério Ceni. Já o time paraibano vê o sonho de enfrentar o adversário no Morumbi e, assim, angariar recursos financeiros, terminar.
Apesar do adversário fraco, o técnico Paulo César Carpegiani tratou de utilizar o esquema que consagrou o São Paulo nos últimos anos: o 3-5-2. E deu certo, ainda mais com o retorno do meia Lucas, que foi um dos destaques do título sul-americano da seleção brasileira Sub-20.
Foi através dos pés dele, logo aos 10 minutos de jogo, que o São Paulo abriu o placar. Após disputar a bola dentro da área, Lucas cruzou na medida para o chute certeiro de Dagoberto, que ampliou o placar aos 26 minutos, de cabeça, após o bom cruzamento de Juan – mais livre para atacar com a formação de três zagueiros.
O resultado no primeiro tempo poderia ter tido mais dois gols para o São Paulo, mas Fernandinho perdeu duas chances incríveis. O atacante, no entanto, viria a se redimir aos três minutos da segunda etapa, quando aproveitou a falha da defesa para avançar com a bola dominada e tocar na saída do goleiro.
Com a vitória e classificação à próxima fase garantidas, os jogadores do São Paulo passaram a tocar a bola, não dando chances ao adversário, que até esboçou uma reação com alguns chutes de fora da área, mas nada que viesse a preocupar Rogério Ceni.
Sem se arriscar mais do que deveria, Carpegiani tratou de dar descanso para Lucas e Dagoberto, os destaques da partida. Miranda também foi substituído e ovacionado pela torcida são-paulina, que vê um ótimo início de Copa do Brasil de sua equipe.
Notas. Durante o intervalo, dois torcedores sacaram armas e um deles foi mais ousado, disparando para o alto, causando muita confusão +++ A última participação do São Paulo na competição havia sido em 2003. A equipe caiu nas quartas de final para o Goiás +++ Apesar da boa vitória, esta não é a melhor estreia do São Paulo. A melhor foi em 1999, com uma goleada de 4 a 0 sobre o CSA-AL +++ Carlinhos Paraíba e Marcelinho Paraíba, ambos de Campina Grande, foram alvos de atenção da torcida presente no Estádio Amigão.
Ficha Técnica
TREZE-PB – 0 – Marcelo Galvão; Ferreira, Raniere (Anderson Luiz), André Lima e Celico; Thiago Almeida, Márcio Pinho (Roni), Laércio (Laércio Santos) e Weverson; Cléo e Warley. Técnico – Marcelo Vilar.
SÃO PAULO – 3 – Rogério Ceni; Rhodolfo, Miranda (Xandão) e Alex Silva; Jean, Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba e Lucas (Marlos) e Juan; Dagoberto (Marcelinho Paraíba) e Fernandinho. Técnico – Paulo César Carpegiani.
Gols – Dagoberto, aos 10 e aos 26 minutos do primeiro tempo; Fernandinho, aos três minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Márcio Pinho, Ranieri, Weverson, Thiago Almeida, Fernandinho, Xandão e Rodrigo Souto.
Árbitro – Arilson Anunciação (BA).
Renda e público – não disponíveis.
Local – Estádio Amigão, em Campina Grande (PB).
?