Convento encontra-se plenamente restaurado e apto a receber turistas e moradores
O Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entregam nesta quinta (3) e sexta-feira (4) para a Prefeitura de Penedo, o Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, preparado para hospedaria, salão, estacionamento e auditório, além dos Galpões da Marina e Escola Náutica, no bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho.
Frutos de trabalhos e investimentos em prol do Patrimônio Cultural da cidade, a primeira obra a ser entregue, com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do Superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, do prefeito Marcius Beltrão e outras autoridades políticas e religiosas, será o Convento.
A partir das 19h30 do dia 3 de agosto, os presentes conhecerão o resultado de um ciclo de quase cinco anos de intervenções. Ao longo desse período, o espaço recebeu investimentos do Iphan que somam cerca de R$ 10 milhões e agora encontra-se plenamente restaurado e apto a receber turistas e moradores.
Já no dia 04, às 09 horas, será a vez da população conhecer a nova estrutura dos galpões da orla do Rio São Francisco. Restaurados com recursos de aproximadamente R$ 1,6 milhão do PAC Cidades Históricas, por meio do Iphan, os edifícios que eram utilizados como oficina de barcos, agora estão transformados na Escola Náutica, Oficina e Marina Pública, estimulando as atividades náuticas na região, promovendo oportunidades para a comunidade e incluindo Penedo na rota do turismo náutico brasileiro.

A obra teve projeto cedido pela Prefeitura de Penedo e teve duração de quase dois anos.
Por sua relevância, a cidade de Penedo foi uma das duas escolhidas em Alagoas para receber investimentos do PAC Cidades Históricas, que já concluiu outras três obras de restauração no local: o Casarão do Montepio dos Artistas, o Círculo Operário – Escola de Santeiros, e o Casarão da Biblioteca.
