Escola fica localizada no bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho
Após ter sua estrutura condenada por não oferecer segurança aos alunos e servidores, as aulas da Escola Municipal Douglas Apratto Tenório, situada no Barro Vermelho, passaram a ser ofertadas no prédio da Escola Estadual Professora Ruth Mendonça, o Caic do município de Penedo, e isso tem sido alvo de muita confusão na cidade ribeirinha.
Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Penedo realizada nesta quinta-feira, 06, mais um capítulo dessa história lamentável aconteceu (Veja o vídeo). A divergência de ideias entre parlamentares e populares fez com que os ânimos se exaltassem, forçando a presidência da Casa a suspender a reunião.
Na manhã desta sexta-feira, 07 de abril, o vereador Bili Marques (PMDB), foi entrevistado pelo repórter Rafael Medeiros, do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e deu sua versão dos fatos.
De acordo com o vereador, o problema é que algumas pessoas não conseguem entender que o Douglas Apratto não foi e nem será fechado. “O Douglas não será fechado, isso já está decidido. É lamentável que algumas dessas pessoas se deixem levar por gente que torce contra Penedo e que orquestra atos lamentáveis como esse apenas para aparecer, talvez por querer visibilidade para galgar um cargo maior na política”, declarou.
Ainda segundo Bili Marques, que é líder do Governo na Câmara de Vereadores de Penedo, o Douglas foi construído com muita boa vontade pelo ex-prefeito Tancredo Pereira, mas o local não foi o adequado, por isso muitos problemas estruturais no prédio foram surgindo ao longo dos anos.
“O Douglas é uma escola muito importante, não só para o Barro Vermelho, mas para Penedo como um todo. Ela tem décadas que foi construída e devido, principalmente, a sua aproximação com o Velho Chico, teve sua estrutura comprometida. Para não colocar a vida dos estudantes e dos servidores em risco, a prefeitura achou melhor interditar a escola e encaminhar os alunos para outra unidade de ensino. Mas isso é temporário e essas pessoas que incentivam esses ataques a Câmara de Vereadores e ao Executivo sabem disso. Após a reforma, a escola voltará a funcionar em seu local de origem, com uma estrutura mil vezes melhor”, complementou, lembrando que ônibus do município levam e trazem os alunos, com monitores dentro dos veículos e sem custo algum.
Na última quarta-feira, 05, uma reunião sobre a escola aconteceu no Barro Vermelho. A ausência da secretária municipal de Educação, Cintya Alves da Silva, foi notada e bastante criticada. No entanto, em nota distribuída com a imprensa nesta quinta, 06, a gestora da pasta declarou que não recebeu nenhum ofício referente a reunião e que por esse motivo nenhum representante da secretaria se fez presente. “Reiteramos nosso compromisso com os alunos e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas dos pais e moradores do bairro”, diz ainda a nota oficial.

Na manhã desta sexta, 07, moradores do bairro interditaram uma rua próxima a escola como forma de protesto e para cobrar respostas da prefeitura municipal. “Falam em reforma, mas moro aqui perto do Douglas e nunca vi nenhuma movimentação por aqui. Se vão reformar, quando começa? Qual o prazo e empresa responsável pela obra? Quanto será investido? São essas e muitas outras dúvidas que gostaríamos de esclarecer, é um direito nosso”, declarou uma moradora do bairro em contato com nossa redação.
Sessão da Câmara de Vereadores de Penedo é suspensa após confusão
