Casa da Amizade de Penedo dará continuidade ao projeto ?Folguedos Brincantes: lendas vivas?
Após a Casa da Amizade de Penedo ser selecionada pela Distribuidora Alagoana de Gás Natural (Algás) e depois do órgão ter assinado o contrato de patrocínio dos projetos para receber incentivos sociais, a Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo (Aisbope) agora começa a confeccionar a nova coleção.
A iniciativa da Algás, que tem como objetivo democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações sociais, desenvolvidas em benefício do estado de Alagoas, selecionou quatro projetos no estado.
Uma das contempladas foi a Casa da Amizade de Penedo, com o projeto “Folguedos Brincantes: lendas vivas”. A partir de agora, a Associação confeccionará as peças com o incentivo recebido da Algás.
Durante alguns meses, bordadeiras ribeirinhas irão participar do processo. Além disso, suas filhas receberão um curso de bordado com profissionais para desenvolver com perfeição as produções.
De acordo com a presidenta da Casa da Amizade, Francisca Lessa, o projeto “Folguedos Brincantes: lendas vivas”, levará para toda comunidade a possibilidade do renascimento dos folguedos na região. “Nosso foco principal é mostrar para crianças da comunidade que elas podem dar continuidade a essa cultura tão linda do nosso nordeste, seja com o pastoril, dança do coco ou os guerreiros”.
Após a confecção das peças, um animado evento será realizado nas proximidades da Associação, que fica localizada na Praça Marechal Deodoro, vizinho ao Tiro de Guerra, no Centro de Penedo.
