Atrativo turístico receberá trabalhos de pintura, alvenaria, iluminação e paisagismo
O local tem uma forte representatividade para o município. Oficialmente, bairro Senhor do Bonfim, culturalmente, mais conhecido por ‘Oiteiro’. Bairro com forte influência quilombola, descendentes de guerreiros que lutaram por liberdade.
Na colina, tradução da palavra ‘Oiteiro’, ponto alto, elevado, escolhido estrategicamente para a criação de quilombos, por ter uma ampliada visão de toda a parte baixa da região, um monumento ganha destaque. Pode ser visto de vários cantos de Penedo.
Por cerca de 10 anos, o Mirante do Cristo esteve abandonado, deixando ser mais um atrativo turístico para a cidade, um diferencial pela paisagem que se vê do alto, e pela sua escultura, em concreto, idealizada pelo mestre José Vécio Mártyres e Seu Zé Torres.
Atendendo aos vários apelos, de diferentes segmentos, o Mirante do Cristo começou a ser restaurado nesta segunda-feira (07), pela Prefeitura de Penedo, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos, em conjunto com a Coordenação do Meio Ambiente.
“Vamos devolver este importante atrativo turístico à visitação pública. Durante cerca de 10 anos, o Cristo esteve abandonado. Mas, a partir de hoje (07), ele começa a ser restaurado por completo. Também estamos estudando uma forma de licitar o espaço, que em outra oportunidade, funcionou um restaurante”, explicou Maciel Oliveira, coordenador do Meio Ambiente do município, membro da equipe responsável pelo projeto de restauro.
A restauração do Mirante do Cristo contempla limpeza e capinação, já iniciada. Pintura total, restauração em alvenaria, iluminação e paisagismo em seu entorno. Também serão reconstruídas as escadas que dão acesso ao monumento.
Espaço de convivência
Há vários anos, o local era conservado por um comerciante que residia no ‘Oiteiro’. No espaço, ele abriu um restaurante, que contribuía com a sua manutenção. O que segundo Oliveira, essa hipótese também está sendo estuda.
“O local será totalmente restaurado, para posteriormente ser devolvido a convivência, a visitação. E uma das maneiras que estamos estudando para a sua manutenção, seria a reabertura de um restaurante. Para isso, uma licitação teria que ser lançada. Mas, ainda é uma hipótese que esta em discussão”, pontuou.
O local que compreende o mirante e o Cristo Crucificado foi projetado e executado pelo mestre José Vécio Mártyres e Seu Zé Torres, a pedido do então prefeito de Penedo, Raimundo Marinho (1931-1985).
