Os eleitores de Porto Real do Colégio, município localizado no Baixo São Francisco alagoano, irão às urnas no próximo domingo, 09 de junho, para escolher novos vereadores em uma eleição suplementar. A necessidade desta nova eleição surgiu após todos os vereadores eleitos em 2020 terem sido cassados.
O relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador eleitoral Sérgio de Abreu Brito, explicou que a decisão foi tomada porque mais da metade dos votos da eleição municipal de 2020 foram anulados. “Como a vontade da minoria não pode prevalecer, a eleição foi considerada viciada”, afirmou o desembargador.
Nas duas ações judiciais relativas ao caso, foram anulados 8.613 votos dos 11.782 totais. Apenas 3.151 votos foram considerados válidos, insuficientes para garantir a legitimidade do pleito de 2020.
Segundo o Fórum Eleitoral de Porto Real do Colégio, 21 candidatos estão concorrendo às 11 vagas disponíveis para o cargo de vereador. Mais de 18 mil eleitores estão aptos a votar nesta eleição suplementar, que promete restaurar a representatividade política no município.
Os eleitores de Porto Real do Colégio esperam que este novo pleito ocorra de forma justa e transparente, garantindo que a vontade popular seja respeitada e que os novos representantes eleitos possam trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade.