As obras, orçadas em cerca R$ 2,8 milhões, incluem serviços de pavimentação e esgotamento sanitário
O sonho idealizado há anos pelo prefeito Marlan Ferreira começou a se concretizar nessa sexta-feira (31), após muita luta e persistência. Em solenidade que reuniu importantes lideranças políticas e empresários do Agreste alagoano, o Governo do Estado e a Prefeitura de Limoeiro de Anadia assinaram a ordem de serviço para o início das obras de infraestrutura do Polo Multissetorial, no Distrito Pé Leve. O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, representou o governador Teotonio Vilela Filho na solenidade.
As obras, orçadas em cerca R$ 2,8 milhões, incluem serviços de pavimentação e esgotamento sanitário e serão executadas pela empresa Enengi Construções, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A previsão é de que sejam concluídas em, no máximo, 180 dias. Os recursos, oriundos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já estão disponibilizados na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
No local deverão funcionar, inicialmente, 11 empresas dos segmentos de alimentos, construção civil e de combustíveis. A expectativa é de que nessa primeira fase sejam gerados mais de 1.500 empregos direitos e mais de 7 mil indiretos, movimentando a economia de todo a região.
O empreendimento representa um divisor de águas no desenvolvimento econômico de Limoeiro de Anadia e um marco na administração do prefeito Marlan, que desde não mediu esforços em concretizá-lo, buscando parcerias que apostassem na sua ideia, tanto no Governo do Estado, como no meio político, a exemplo do deputado estadual Joãozinho Pereira, do deputado federal Arthur Lira e do senador Benedito de Lira.
A história do Polo Multissetorial começou em 2009, quando Marlan Ferreira procurou o secretário Luiz Otávio Gomes para falar sobre o sonho de criar um empreendimento que gerasse emprego, renda e oportunidades para os jovens de Limoeiro de Anadia, que concluíam os estudos e continuavam em casa, sem qualquer expectativa profissional.
Na oportunidade, foi dada pelo Governo do Estado a garantia de todo o aporte necessário para que o projeto se tornasse realidade. A partir daí, a Prefeitura fez a sua parte. Adquiriu uma área com cerca de 150 mil hectares, realizou um projeto arquitetônico para o Polo, capacitou 1.800 jovens, através do Pronatec, Senac e Senai, e convenceu empresários a instalarem seus negócios no município.
“O sonho do prefeito Marlan e de todos os limoeirenses agora é uma realidade. Reconheço que estamos atrasados, por conta da burocracia. Agora, após vencer essas dificuldades, estamos aqui para, juntos, concretizarmos a maior obra da gestão do prefeito Marlan”, disse o secretário Luiz Otávio, destacando o empenho do senador Benedito de Lira e dos deputados Joãozinho Pereira e Arthur Lira, que abraçaram o projeto e lutaram para viabilizá-lo. “O polo de Limoeiro de Anadia será muito importante para o crescimento do Estado como um todo, uma vez que descentraliza as atividades econômicas e desenvolve as demais cidades”, completou Luiz Otávio.
Em seu discurso, o deputado estadual Joãozinho Pereira disse que esta obra é uma redenção para a história de Limoeiro de Anadia. Considero o prefeito Marlan um guerreiro, um herói, pelo fato de ter acreditado neste sonho, inclusive vencendo as forças negativas daqueles que torciam para que o empreendimento não desse certo. Com otimismo, as dificuldades foram superadas, e impedimos que o desenvolvimento de Limoeiro fosse ofuscado por picuinhas políticas”, frisou o deputado.
O mesmo pensamento foi dividido pelo senador Benedito de Lira e pelo deputado Arthur Lira, que reconheceram a força de vontade e o empenho do prefeito Marlan Ferreira em viabilizar um empreendimento que atendesse às necessidades da população limoeirense e os anseios dos empresários da região.
Bastante emocionado, o prefeito Marlan Ferreira falou sobre as inúmeras viagens que fez para discutir a construção de um distrito industrial em Limoeiro de Anadia. “Em momento algum eu desisti deste sonho. Doía em meu peito ver pais de famílias e jovens sentados na porta de casa sem ter um trabalho e uma renda para sustentar as famílias. Hoje, Limoeiro entra, definitivamente, na rota do desenvolvimento. Desde o início, uma das minhas exigências aos empresários é de que toda a mão de obra fosse absorvida do próprio município. Estou muito feliz. Hoje é um dia muito especial, pois estou realizando um projeto, que será o mais marcante de toda a minha gestão, gerando empregos e dando mais dignidade a nossa população”, disse o prefeito, ao garantir o investimento da Prefeitura em mais cursos de qualificação profissional.
Empresários aposta no empreendimento
Presente à solenidade, o empresário José Maria de Carvalho Alves, proprietário da Popular Alimentos, afirmou que vai transferir parte de sua estrutura em Arapiraca para Limoeiro de Anadia. “O prefeito Marlan Ferreira me procurou há cerca de dois anos e me ofereceu vários incentivos para levar minha empresa para Limoeiro de Anadia. Conhecedor de sua índole e capacidade como gestor, resolvi apostar no projeto e já estou com as obras de minha empresa bastante avançadas. Inicialmente, serão gerados uma média de 200 empregos diretos em Limoeiro de Anadia”, disse o empresário.
Ronaldo de Oliveira, Relevo Pré-Moldados e Construções, também de Arapiraca, também destacou a importância do empreendimento, pela sua posição estratégica e boa localização, facilitando o escoamento da produção. “Na próxima semana daremos início à construção da unidade de pisos intertravados, com a geração de 30 empregos diretos”.
Em março, a Distribuidora Líder dá início às obras de implantação de sua unidade no Polo Multissetorial de Limoeiro. Segundo o proprietário Agnaldo de Brito, serão gerados 132 empregos diretos, sendo 80% da mão de obra de trabalhadores de Limoeiro de Anadia. A expectativa é de que a empresa entre em funcionamento até o final do ano.
Além de lideranças políticas e empresários da região, a solenidade de assinatura contou com a presença de vereadores, secretários municipais, entre outras personalidades.
