Com a chegada dos novos servidores, Penedo passa a integrar o grupo de oito municípios alagoanos contemplados na distribuição de vagas
Após 15 anos sem novos profissionais, Penedo vai contar com dois novos peritos médicos atuando na Agência da Previdência Social do município. A nomeação faz parte de uma iniciativa do Ministério da Previdência Social, que acaba de publicar no Diário Oficial da União a convocação dos primeiros 250 peritos aprovados em concurso realizado em fevereiro deste ano.
Com a chegada dos novos servidores, Penedo passa a integrar o grupo de oito municípios alagoanos contemplados na distribuição de vagas. Além da cidade ribeirinha, também receberão novos peritos os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
A iniciativa representa um aumento de 35,56% na capacidade operacional da perícia médica em Alagoas, que passa a contar com 61 profissionais ativos. No total, a Região Nordeste será beneficiada com 268 novos peritos, ampliando em mais de 36% a capacidade de atendimento do INSS.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a chegada dos novos peritos é fundamental para enfrentar a longa fila de espera por perícias médicas no país. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou o ministro.
A escolha dos municípios beneficiados levou em consideração fatores como o tempo médio de espera por atendimento e a localização estratégica para distribuição dos serviços. A expectativa é de que os profissionais recém-nomeados estejam em pleno exercício de suas funções já no mês de agosto.
O concurso, organizado pelo Cebraspe, contou com a participação de quase 14 mil candidatos e foi um dos mais esperados na área da Previdência, diante do déficit de profissionais e da crescente demanda por perícias em todo o Brasil.
