×

Alagoas

APLs alagoanos são selecionados para conferência nacional em Brasília

Três Arranjos Produtivos Locais (APL) de Alagoas foram selecionados para participar da 6ª Conferência Brasileira de APLs, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior(MDIC). O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro e tem o objetivo de reunir e mobilizar os segmentos produtivos para, por meio da troca de informações e de experiências, aprimorar as políticas de apoio e de estímulo ao desenvolvimento local e regional.

O APL Móveis de Maceió e Entorno foi selecionado para apresentar o seu caso de sucesso, onde, em pouco tempo de atividade, conseguiu se consolidar no mercado mobiliário da região metropolitana de Maceió. Já os APLs de Fruticultura no Vale do Mundaú e Piscicultura Delta do São Francisco foram selecionados para comercializar seus produtos durante todo o evento.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) em Alagoas é um sucesso que cresce a cada ano. “O programa se tornou uma referência para o país. Os incentivos concedidos pelo governo, desde a concessão de linhas de crédito, até a compra de parte do que é produzido, mostra que o governo investe no micro e pequeno produtor, acreditando no desenvolvimento regional e econômico do Estado”, comemora.

O evento contará com diversos momentos, como painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais, mostra e comercialização de produtos, todos voltados para a temática central da Conferência: “Sustentabilidade dos APLs: Governança, Conhecimento e Inovação.”

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato, o evento é mais uma oportunidade de mostrar a eficiência na gestão do PAPL em Alagoas. “Se somos referência para o país, é porque existe uma gestão eficiente. Esse mérito não é apenas da Seplande, mas de todo o estado de Alagoas, que ganhou reconhecimento nacional”, disse.