A palestra acontecerá no próximo sábado, 19, às 16h30, no auditório da Casa de Aposentadoria.
A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC) estará realizando a palestra “O estudo do genoma humano: descobertas e aplicações”, que será proferida pelo professor doutorando em Genética e Evolução, Moezio de Vasconcellos Costa Santos Filho. A palestra acontecerá no próximo sábado, 19, às 16h30, no auditório da Casa de Aposentadoria.
De acordo com a Wikipédia, o genoma humano é o conjunto completo de sequências de ácido nucleico codificado como DNA dentro dos 23 pares de cromossomos nos núcleos das células e em uma pequena molécula de DNA encontrada nas mitocôndrias individuais. Usualmente, o genoma mitocondrial é tratado separadamente do genoma nuclear. Embora a sequência do genoma humano tenha sido quase totalmente sequenciada, ela ainda não é totalmente compreendida. A maioria dos genes foi identificada por uma combinação de abordagens experimentais e de bioinformática de alto rendimento, mas ainda há muito trabalho a ser feito para elucidar melhor as funções biológicas de seus produtos (proteínas e RNA).
Por meio do estudo do genoma humano, sabemos que as nossas origens genéticas remontam aos povos da floresta, nativos do território brasileiro, povos de origem africana e europeus colonizadores, que oprimiram e escravizaram os indígenas e africanos. Os estudos do genoma demonstram que, 500 anos depois, todos os brasileiros possuem em maior ou menor intensidade, em seus genes, a presença destes três povos, independentemente de qualquer traço distintivo, como a cor da pele. Estas origens genética tão diversas respondem, na atualidade, por toda a diversidade cultural e riqueza de tradição que possuímos.
A palestra estará aberta à comunidade em geral, esperando a APLACC contar com a presença de estudantes e de público atraído pela importância do tema abordado.
