Planejamento começa a ser executado em janeiro de 2015
Integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Lagoas e Mares do Sul validaram, na última terça-feira (23), em reunião na cidade de Marechal Deodoro, o Plano de Desenvolvimento Preliminar (PDP) da região. O planejamento tem foco na economia criativa e visa integrar a atividade cultural e turística.
Em 2013, por meio de um edital do Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o APL foi contemplado com uma consultoria da Fundação Vanzolin. Um representante da empresa veio para Alagoas em julho deste ano, recolheu as demandas do arranjo e apresentou um projeto para a área.
O planejamento também será levado à coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) nesta quarta-feira (24), para ajustes finais. Após todas as discussões, o PDP vai para Brasília, onde passará pelo MINC e MDIC. Em janeiro de 2015, dá-se início a execução do plano.
Para a gestora do APL Turismo Lagoas e Mares do Sul, as ações de integração na região sempre foram muito escassas. A construção do plano vem para sanar esse problema, além de desenvolver mais ainda a região. Segundo ela, o potencial do local é muito grande, mas é preciso explorá-lo da melhor forma possível.
“Vários grupos fazem parte do APL, desde iniciativas voltadas a área da cultura a empreendimentos puramente turísticos. Nós precisamos auxiliar na união de todos eles para que haja o desenvolvimento local. Agora com o plano voltado para economia criativa, teremos um grande aliado para a região”, comemora.
