Os trabalhadores rurais da Fazenda Nova Esperança, no município de Olho D’água do Casado, da Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão e do Povoado da Barra, ambos situados em Delmiro Gouveia, receberam 12 computadores nesta semana. Os equipamentos vão abastecer os três telecentros das associações e têm o objetivo de promover a inclusão digital dos piscicultores e da comunidade envolvida.
A ação é realizada pelo Arranjo Produtivo Local Piscicultura no Delta São Francisco – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL – e do Território de Pesca e Aquicultura do Alto Sertão. Os computadores foram adquiridos através do Ministério da Pesca e Aquicultura de Alagoas e do o Ministério do Planejamento.
Para que os telecentros sejam utilizados adequadamente, os alunos vão ser orientados por um monitor da própria comunidade. Os participantes vão aprender a usar as ferramentas Microsoft Office, Internet Explorer e Windows.
Um comitê gestor, formado por integrantes do APL da Piscicultura, vai acompanhar o funcionamento dos telecentros. “Os telecentros não podem ser transformados em lan houses. Para que isso não aconteça, vamos auxiliar na conscientização dos alunos para o bom uso dos computadores”, explicou o gestor do APL, Miguel Alencar.
“Existem muitos projetos e para participar deles os nossos produtores precisam se inscrever pela internet. Agora vamos poder trocar e-mails com produtores de outros lugares e aprender como plantar alguns produtos”, comemorou o tesoureiro da Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, Enoque Ferreira.