×

Negócios/Economia

APL de Tecnologia da Informação coordena curso de captação de recursos

Empresários e pesquisadores do ramo Tecnologia da Informação planejam curso com APL-TI

A comissão gestora do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI) coordenou encontro entre empresários do setor tecnológico e pesquisadores. O grupo traçou as etapas de planejamento do Curso de Captação de Recursos que será realizado no período de agosto a outubro deste ano.

O curso busca oferecer aos empreendedores mecanismos na formatação de projetos para captação de recursos para financiamento das ações. Este processo será feito através dos editais que serão disponibilizados por instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e os Financiadores de Recursos e Projetos (FINEP).

Os temas dos módulos a serem aplicados são: Panorama de financiamento a Informação; Programa de seleção de projetos de financiamento; Elaboração de projetos de subvenção econômica; BNDES: Financiamento à inovação; Gestão da inovação e o marco legal da inovação.

Metodologia é pioneira em Alagoas

Segundo o coordenador do projeto, Avelino Balbino, a aplicação da metodologia voltada para a captação de recursos na área de tecnologia da informação é a pioneira em Alagoas, e ainda abrange possibilidades de participação dos segmentos acadêmicos e de outras modalidades empresariais interessadas.

“O processo de desenvolvimento de um software pode levar anos e é caro, e por estarmos tratando de um curso cuja temática é inovação, é necessário a relação com fontes financiadoras para a ascensão desse ramo no estado”, explicou Balbino ao se referir sobre as condições necessárias ao processo de desenvolvimento e oferecimento de produtos em TI.

Integram esta iniciativa a Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o APL-TI.