Um curso na área de Tecnologia da Informação vai capacitar estudantes e profissionais da área envolvidos com suporte técnico, administração de sistemas, servidores de rede e segurança em ambiente computacional. A capacitação está sendo promovida pelos empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) Tecnologia da Informação, nos dias 28 e 29 de janeiro na sede da Oficina Livre de Tecnologias Abertas, no bairro do Poço, em Maceió.
Com carga horária de 16 horas, o curso tem o propósito de preparar os profissionais para atuarem como especialistas em roteamento e segurança de dados utilizando o sistema firewall pfSence, criado a partir do mais estável e potente sistema operacional de redes, o FreeBSD.
De acordo com o diretor da Oficina Livre, Adrylan Viana, a tecnologia é uma grande aliada na estratégia competitiva entre empresas e esse curso é uma oportunidade para os profissionais locais se capacitarem sem precisar viajar para outros estados.
“Estamos proporcionando uma grande chance para que nossos profissionais se capacitem com instrutores de alto nível de outros estados aqui mesmo em Alagoas, economizando assim um valor considerável com viagens, hospedagem, alimentação, deslocamento e outras despesas”, explicou Viana.
O responsável por ministrar o curso, professor Jackson Laskoski, é bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Administração de Redes de Computadores Linux e em Informática Aplicada ao Ambiente Empresarial. Também trabalha com pfSence desde 2006, projetando, dimensionando, implementando e dando suporte à ferramenta em ambientes computacionais híbridos.
O APL-TI integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL. A ação visa promover, por meio da inserção da cultura do cooperativismo e do empreendedorismo, as cadeias produtivas potenciais de cada região do Estado, trazendo inclusão social e geração de renda para pequenos produtores e empresários.