×

Cultura

APL Caminhos do São Francisco define estratégias para 2011

Grupo gestor do APL Caminhos do São Francisco define ações para 2011

Investimentos no turismo voltado para a temática do cangaço, impulsionado pelo aumento da competitividade do destino que começa na foz do Rio São Francisco e sobe o rio até a divisa entre Alagoas, Sergipe e Bahia. Essa é uma das metas para 2011 já definidas para o Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, que reuniu seu grupo gestor na sede do Sebrae em Penedo nesta sexta-feira, 26.

O encontro que faz parte da terceira etapa de planejamento das ações do APL que reúne 12 municípios, de Piaçabuçu a Delmiro Gouveia e ainda Água Branca, também avaliou as atividades que devem ser mantidas para o APL. Segundo o gestor do Caminhos do São Francisco, Meraldo Rocha, as capacitações para as comunidades ribeirinhas e empresários ligados ao setor de turismo serão intensificadas, como também as estratégias de marketing.

Filmes e novelas no BSF

O aumento do fluxo de turistas para a região do Baixo São Francisco alagoano que busca mais parcerias com o governo de Sergipe, principalmente para visitas relacionadas às histórias do cangaço, já despertaram interesse da mídia em nível nacional. Segundo Meraldo Rocha, uma novela produzida por rede de televisão fará locações no trecho sertanejo banhado pelo “Velho Chico”, cenário que também atraiu interesse de produtores de dois filmes de longa metragem.

“O pessoal quer inclusive fazer o lançamento dos filmes em Piranhas,o que deve acontecer em novembro do próximo ano”, disse o gestor do APL sobre o evento que acontecerá durante um festival de cinema na mesma cidade. A realização do evento é uma espécie de contrapartida da produção dos filmes para atrair a atenção para a região ainda pouco explorada turisticamente, apesar do potencial nas áreas de aventura, ecoturismo e história.