O trabalho dos 18 Agentes de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRs), no projeto Bioma Caatinga, foi avaliado em uma reunião nesta terça-feira (27), em Delmiro Gouveia. A ação foi realizada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão de Alagoas, que faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae/AL.
De acordo com o gestor do arranjo, Reginaldo Guedes, foram analisadas a qualidade e a produtividade do rebanho, durante o primeiro semestre deste ano, dos criadores de ovinos e caprinos de oito municípios do Alto Sertão. “Os profissionais orientam os produtores com técnicas, como o melhoramento genético do rebanho e a geração de renda”, explicou Reginaldo.
Todo o projeto faz parte da metodologia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que visa aplicar recursos, por meio de linhas de financiamento através do Banco do Brasil. O procedimento vai nortear os produtores rurais para que eles consigam quitar o financiamento, baixando assim o número de inadimplência dentro do território, tornando-o sustentável. Os municípios contemplados nesta análise foram Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Pariconha, Mata Grande, Canapi, Inhapi e Água Branca.