Cerca de 30 produtores de própolis vermelha serão capacitados, até outubro, para atender às exigências da Indicação Geográfica de Procedência (IP), que é o registro conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, atribuindo-lhes reputação, valor e identidade. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação e clima.
As capacitações acontecem no Cinturão Verde da Braskem, em Maceió, e incluem o tema gestão de negócios. Por solicitação dos produtores, elas são realizadas sempre nos finais de semana. Os treinamentos servirão para melhorar desde o procedimento de coleta da própolis, acondicionamento, apresentação, rótulo e logística adequada, por meio dos quais os apicultores terão uma visão empreendedora e poderão se organizar de maneira estratégica, com amplo conhecimento de mercado, valorizando ainda mais o produto comercializado.
As capacitações são realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) Apicultura, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae Alagoas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Uniprópolis, de Minas Gerais.
“Com esses cursos, pretendemos ampliar a comercialização da própolis vermelha baseados nas exigências necessárias para termos um produto de qualidade reconhecida e diferenciado no mercado. Tanto os produtores envolvidos quanto as entidades parceiras têm a certeza de melhoria de vida para todos que fazem parte da produção”, afirmou o engenheiro agrônomo da Seagri José Roberto.
A programação dos cursos é a seguinte: em agosto, ocorre, nos dias 9, 10 e11, o curso de design; nos dias 23, 24 e 25, ocorre o curso de normas técnicas; em setembro, nos dias 13, 14 e 15, será realizado o curso de entreposto; já nos dias 27, 28, e 29, acontece o curso de certificação; em outubro, nos dias 18, 19 e 20, ocorre o curso de logística; nos dias 25, 26 e 27, o curso de gestão, todos voltados para a apicultura e específicos na própolis vermelha.
