A gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Litoral e Lagoas, Patrícia Carneiro, realiza, até a próxima sexta-feira (4), visitas técnicas aos apicultores do município de Penedo, que foram contemplados com os kits produtivos distribuídos pela Codevasf em novembro do ano passado.
O kit é composto por duas melgueiras – estrutura onde se encontram os quadros com mel; dois Equipamentos de Proteção Individual (EPI); um fumigador – equipamento utilizado no apiário para fazer fumaça, que serve para quebrar o sistema de comunicação e ataque das abelhas e facilitar o manejo; um formão – utilizado para abrir a melgueira, e uma carretilha, para incrustar a cera.
De acordo com a gestora, as visitas servem para realizar o mapeamento da região, além de apresentar o plano de ação da apicultura, elaborado por parceiros com o apoio do APL. “Essas visitas são muito importantes para o apicultor, pois colhemos dados sobre produção, possíveis problemas enfrentados por eles, para, em seguida, elaborarmos ações específicas para cada um”, explica.
O APL Apicultura Litoral e Lagoas faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae. Atualmente são 17 APLs que abrangem a 81 municípios alagoanos.
