Com mais de 30 horas semanais de programação local, atrações para todas as faixas etárias, a Aperipê TV completa nesta quinta-feira (31), 34 anos de história. A emissora veicula em sua grade 23 programas, próprios ou em parceria, sendo a maior produção de conteúdo televisivo que destaca a identidade e a cultura sergipana, além de informação e prestação de serviços, no Estado.
A emissora pública, canal 6.1, foi fundada em 31 de janeiro de 1985 e juntamente com as rádios AM 630 e FM 104,9 compõem o complexo de comunicação pública do Estado de Sergipe. Recentemente, a partir de uma reforma administrativa, agregou também as atribuições da secretaria de Estado da Cultura, tornando-se a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE).
O surgimento da Aperipê TV marcou a comunicação sergipana, como informa Raymundo Luiz da Silva, um dos fundadores. “A Aperipê TV é o marco principal do progresso da televisão em Sergipe”. Naquela época, lembra Raymundo, não havia uma estrutura de comunicação cultural e educacional entre o estado e a população, “porque havia um único órgão de comunicação, que era a então Rádio Difusora de Sergipe. Era preciso que nós aceitássemos a modernidade, que era o advento da eletrônica, com a implantação das televisões. Já havia algumas televisões por aqui, mas o estado não tinha uma voz televisa”, contou.
Em mais de três décadas, a TV tornou-se o canal de expressão dos valores, da cultura e do modo de ser dos sergipanos. Para a diretora-presidente da Funcap, a professora Conceição Vieira, a emissora que está sempre aberta à participação popular, tem um papel essencial como fomentadora de conteúdo, indispensável à expansão e o fortalecimento do fazer artístico. “Esses 34 anos de história da TV Aperipê é algo que enobrece e engrandece a sociedade sergipana, os artistas e os gestores, que entenderam e entendem a importância de mantê-la, mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas”, destaca a gestora, apontando entre suas missões a difusão, também, da educação.
