×

Sergipe

Aperipê TV chega aos 34 anos com mais de 30h de programação local no ar

Com mais de 30 horas semanais de programação local, atrações para todas as faixas etárias, a Aperipê TV completa nesta quinta-feira (31), 34 anos de história. A emissora veicula em sua grade 23 programas, próprios ou em parceria, sendo a maior produção de conteúdo televisivo que destaca a identidade e a cultura sergipana, além de informação e prestação de serviços, no Estado.

A emissora pública, canal 6.1, foi fundada em 31 de janeiro de 1985 e juntamente com as rádios AM 630 e FM 104,9 compõem o complexo de comunicação pública do Estado de Sergipe. Recentemente, a partir de uma reforma administrativa, agregou também as atribuições da secretaria de Estado da Cultura, tornando-se a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE).

O surgimento da Aperipê TV marcou a comunicação sergipana, como informa Raymundo Luiz da Silva, um dos fundadores. “A Aperipê TV é o marco principal do progresso da televisão em Sergipe”. Naquela época, lembra Raymundo, não havia uma estrutura de comunicação cultural e educacional entre o estado e a população, “porque havia um único órgão de comunicação, que era a então Rádio Difusora de Sergipe. Era preciso que nós aceitássemos a modernidade, que era o advento da eletrônica, com a implantação das televisões. Já havia algumas televisões por aqui, mas o estado não tinha uma voz televisa”, contou.

Em mais de três décadas, a TV tornou-se o canal de expressão dos valores, da cultura e do modo de ser dos sergipanos. Para a diretora-presidente da Funcap, a professora Conceição Vieira, a emissora que está sempre aberta à participação popular, tem um papel essencial como fomentadora de conteúdo, indispensável à expansão e o fortalecimento do fazer artístico. “Esses 34 anos de história da TV Aperipê é algo que enobrece e engrandece a sociedade sergipana, os artistas e os gestores, que entenderam e entendem a importância de mantê-la, mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas”, destaca a gestora, apontando entre suas missões a difusão, também, da educação.