As inscrições das composições estarão abertas do período de 7 a 20 de julho
Fomentar a produção de forró no Estado de Sergipe é o principal objetivo do 1º Festival de Novas Composições de Forró, iniciativa que é fruto da parceria entre a Fundação Aperipê e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que será lançada nesta sexta-feira, 3, durante o Fórum do Forró. As inscrições das composições – que passarão por várias etapas de avaliação – estarão abertas do período de 7 a 20 de julho. Os projetos podem contemplar diferentes formações, como solo, dupla e grupo.
Na primeira fase, serão selecionadas 30 músicas dentre todas as inscritas. Depois, haverá três etapas ao vivo – todas elas transmitidas pela Aperipê AM e FM. De cada etapa, serão escolhidas quatro composições que, ao se juntarem, farão parte das 12 músicas que irão para a apresentação final.
As canções serão premiadas dentro das seguintes categorias: Melhor Canção Inédita de Forró, Melhor Música Instrumental de Forró, Melhor Intérprete e Melhor Instrumentista de Sergipe. Todas as apresentações – desde as seletivas até a final – serão realizadas no espaço Balaio Cultural, localizado ao lado da praça de eventos, na Orla de Atalaia, em Aracaju.
Tendo como idealizadora a ex-diretora presidente da Aperipê, Indira Amaral, a ideia do festival surgiu a partir de um diálogo da emissora com os músicos que atuam no cenário de forró sergipano, como ressalta o diretor da Aperipê FM, Edézio Aragão.
“Nós sempre mantivemos essa conversa com os artistas de forró do Estado e eles nos diziam o quanto era importante que houvesse um estímulo maior nessa área. O objetivo principal da iniciativa é renovar o repertório, estimulando e mostrando as novas produções de forró, uma vez que existem vários forrozeiros no Estado”, ressalta.
O grande bônus do projeto é essa aproximação com o público – através das apresentações – e o fomento às produções forrozeiras locais, como afirma a diretora de Integração e Projetos Culturais da Secult, Kadydja Albuquerque. “Uma das consequências da realização de um projeto como esse, é o aumento da participação do público, tanto na plateia, quanto nos bastidores. Como o forró já é uma tradição nordestina, esse evento busca fortalecer a identificação dessas com o estilo musical, auxiliando ainda mais no processo de integração artista-plateia”, explica.
Clique aqui para acessar o edital do 1º Festival de Novas Composições de Forró.
Inscrições
Os interessados em participar do 1º Festival de Novas Composições de Forró devem se dirigir à sede da Secult, situada na Rua Vila Cristina, 105, bairro Treze de Julho ou fazerem o download da ficha no site da secretaria: http://www.divirta.se.gov.br.
Mais informações podem ser obtidas pelos contatos: (79) 3179-1835 / 1304 – Aperipê e (79) 3179-1930 / 1925 – Secult.
