A coordenação do programa de distribuição de renda do Bolsa Família em Penedo convocou 367 titulares do cartão para receber o documento que permite o saque mensal do recurso, mas apenas 31 benefeciários compareceram à solenidade realizada nesta quarta-feira, 23, no Theatro Sete de Setembro, apesar de o evento ter sido divulgado na mídia local.
De acordo com o coordenador do Bolsa Família em Penedo, Douglas Antônio dos Santos, os 336 cartões que não foram recebidos foram devolvidos à agência da Caixa Econômica Federal situada na cidade. Ele lamentou a ausência dos beneficiários durante o evento que é realizado pela segunda vez sem alcançar o resultado esperado. Em 2010, dos 460 cartões liberados para os beneficiários, apenas 40 titulares foram pegar o documento em solenidade semelhante.
Douglas Antônio alerta que haverá suspensão do benefício para as pessoas que deixarem de ir até a agência da Caixa para pegar o cartão que já está liberado há quatro meses. Caso o período de ‘esquecimento’ do cartão complete seis meses, sem que o beneficiário retire o documento, o governo federal cancela automaticamente o repasse do recurso porque entende que a pessoa contemplada com o Bolsa Família não precisa do programa.
Para saber quem está contemplado com a remessa dos 336 cartões já devolvidos à Caixa, o beneficiário deve comparecer ao setor de coordenação do Bolsa Família para conferir se seu nome consta na lista. O local funciona na sede da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, situada à Avenida Getúlio Vargas, próximo à maternidade da Santa Casa de Misericórdia.