Atualmente é difícil ler um anúncio de emprego, principalmente voltado aos profissionais de nível superior, que não requisite fluência ou, pelo menos, o conhecimento da língua inglesa. No entanto, a pesquisa “A Contratação, Demissão e Carreira dos Executivos Brasileiros”, realizada pela Catho Online, constata que a maioria ainda não domina o idioma. Somente 24,5% dos brasileiros falam fluentemente o inglês, com alguns erros, ou falam e escrevem corretamente.
Para Adriano Meirinho, diretor de marketing da Catho Online, a língua inglesa tem sido quase essencial na maioria dos processos seletivos. “Vivemos num mundo globalizado e cada vez mais as empresas têm procurado profissionais com fluência no idioma. Atualmente é comum lidarmos com vários clientes e fornecedores em todo o mundo, por isso vemos o aumento indicado na pesquisa de profissionais que já têm a proficiência na língua. Sinal de que estão se aprimorando e estudando cada vez mais”, afirma Meirinho, ao lembrar que, nos últimos anos, o espanhol é a segunda língua mais procurada pelos profissionais.
Para aqueles profissionais que desejam crescer na empresa, ter o conhecimento em inglês é fundamental. Afinal, quanto maior o nível hierárquico ocupado pelo profissional, maior o nível de conhecimento em inglês.
