×

Maceió

Aparecimento de pó branco em casas assusta moradores do Bom Parto, em Maceió

Pó branco em casas no Bom Parto assusta moradores

O surgimento de uma substância branca nas paredes de algumas residências da Rua Rita de Cássia, no Bom Parto, em Maceió, tem assustado os moradores. Eles aguardam uma visita técnica do Serviço Geológico do Brasil para que o pó seja identificado.

O bairro é um dos que foram atingidos por rachaduras e em setembro foi incluído pela Prefeitura em um decreto de estado de calamidade pública.

Os relatos de rachaduras no Bom Parto começaram em julho deste ano. Localizado ao lado do Mutange e bem próximo ao Pinheiro, regiões que sofrem com o problema desde o início de 2018 e se agravaram, fazendo com que centenas de famílias fossem obrigadas a deixar suas moradias por causa do risco de desabamento.

O vendedor Joacir dos Santos ficou surpreso ao encontrar o pó em uma das paredes da sua residência. Ele acha que se trata de sal.

“Eu estava olhando ali no canto da minha parede e pensei que não era, mas quando vi que é sal mesmo, que já está aparecendo aqui também na minha casa, é preocupante. É algo sobrenatural, nunca vi isso acontecer”, relata o morador.
José Honório é morador da mesma rua e no começo até pensava que era mofo, mas uma vizinha percebeu que o pó é salgado. “Ela pegou o pó, botou na boca e viu que era sal. Era só um pouquinho e foi aumentando”, disse Honório.

Um laudo técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontou a extração de sal-gema como a principal causa do fenômeno.

A Braskem, que realiza a extração do mineral na região, anunciou no último dia 14 que iria fechar definitivamente poços em Maceió. A mineração feita pela empresa é apontada como a principal causa das rachaduras no solo e em imóveis do Pinheiro, do Mutange e de Bebedouro.

Nesta quinta-feira (28), moradores do Mutange e do Bom Parto realizaram um protesto na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro cobrando respostas sobre o plano de evacuação e que os poços de exploração de sal-gema pela Braskem sejam totalmente desativados.