×

Penedo

Apagão durante a madrugada deixa Penedo e região sem energia; ONS explica causa

Ao todo, cerca de 10 mil MW de carga foram interrompidos, impactando consumidores em todo o país

Moradores de Penedo e de diversas cidades da região ficaram sem energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira, 14 de outubro. O apagão, que durou cerca de uma hora em algumas localidades, foi provocado por uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O órgão informou que o problema começou por volta de 0h32, após um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná. O incidente provocou o desligamento completo da subestação de 500 kilovolts (kV) e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

No momento da falha, a Região Sul exportava cerca de 5 mil megawatts (MW) para o Sudeste/Centro-Oeste, o que acabou afetando também os subsistemas Nordeste e Norte. Ao todo, cerca de 10 mil MW de carga foram interrompidos, impactando consumidores em todo o país.

No Nordeste, a interrupção foi de aproximadamente 1.900 MW. O ONS informou que as ações de restabelecimento foram iniciadas imediatamente, em conjunto com as distribuidoras de energia. Em até uma hora e meia, o fornecimento foi restabelecido na maior parte das regiões afetadas.

A normalização completa no Sul ocorreu cerca de duas horas e meia após o início do apagão. Segundo o ONS, uma reunião com os principais agentes do setor está marcada para hoje, e outra, voltada à análise técnica da situação, deve ocorrer até sexta-feira, 17.