×

Alagoas

APA da Marituba já tem sede e memorial

Situados na rodovia AL-101 Sul, às margens da Várzea da Marituba, que liga os municípios de Piaçabuçu e Penedo, a sede e o memorial da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe já estão em pleno funcionamento. Construídos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf), o local possui um ambiente físico que garante conforto aos visitantes da área protegida, e um centro de referência sobre a APA, que está aberto à oferta de serviços e projetos dos parceiros que queiram promover ações de interesse público.

O memorial foi concebido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pela Codevasf, por meio da 5ª Superintendência Regional, e conta com o apoio das prefeituras municipais de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Batalhão de Polícia Ambiental, do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, da Universidade Federal de Alagoas, de empresas açucareiras da região e outras instituições, dentre elas órgãos ambientais, secretarias e ONGs ambientalistas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alex Gama, divulgou recentemente o início de um novo convênio entre a Secretaria e a Codevasf, no valor de R$ 2 milhões. O dinheiro será empregado no desenvolvimento de ações de proteção e preservação ambientais da Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe, por meio de programas de ações continuadas elencados no Plano de Manejo da APA, já aprovado pelo Conselho de Proteção Ambiental (Cepram), envolvendo demarcação da área da APA e levantamento fundiário, além de ações extensivas de educação ambiental.

A Codevasf já investiu, com contrapartida do Estado, recursos significativos que incluem a reforma do prédio e a compra de material, de mobília e de veículos. Lá funciona um centro de informações turísticas, espaço para exposição de artesanato da região e a sede do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, que faz o policiamento contra crimes ambientais na região.

Também foi construído um portal na entrada da APA. Além disso, o Corpo de Bombeiros deverá colaborar para a elaboração, com ajuda do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), um plano de combate à incêndio para a área.

A Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe é conhecida como “pantanal alagoano”, o maior berçário de espécies nativas do Rio São Francisco, que se deslocam até esse ecossistema no período reprodutivo. Possui uma superfície de 18.556 hectares, abrigando algo em torno de 118 espécies de avifauna, 48 piscícolas e 136 tipos de ervas medicinais. No local, existem 12 povoados, com uma população estimada em aproximadamente 7 mil habitantes.