
Na próxima sexta-feira, 23 de outubro, a 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Governo do Estado de Alagoas e as prefeituras municipais de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto inauguram o Memorial da Apa da Marituba do Peixe, que deverá abrigar um centro de referência sobre a área de proteção com oferta de serviços dos parceiros, a exemplo de informações turísticas e artesanato produzido na região.
A solenidade de inauguração terá início às 10h da Sexta-feira (23) e contará com a presença do presidente da Codevasf Orlando Cezar da Costa Castro e do governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho, que serão recebidos pelo superintendente regional da companhia em Alagoas Antônio Nélson de Azevedo. Após o ato de inauguração, haverá uma visita às instalações do memorial. Também está programado um peixemento para repovoamento das águas da várzea da Marituba do Peixe com espécies nativas do Rio São Francisco.
O memorial foi construído pela Codevasf e funcionará como um ambiente físico que recepcionará os visitantes da área de proteção ambiental. Para isso, a companhia investiu cerca de R$ 360 mil que incluem a reforma de um prédio situado na Rodovia AL 101, as margens da vázea de Marituba do Peixe, que liga os municípios de Piaçabuçu e Penedo, e a compra de material, mobília e veículo para o prédio. Lá funcionará um centro de informações turísticas, espaço para exposição de artesanato da região e a sede do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, que fará o policiamento contra crimes ambientais na área. Também foi construído pela Codevasf um portal na entrada da APA. Além disso, o Corpo de Bombeiros deverá elaborar um plano de combate à incêndio para a área.
No dia da inauguração do memorial (23/10), será firmado um protocolo de administração da APA assinado por representantes da Codevasf, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Penedo e prefeituras de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. O protocolo definirá a responsabilidade de cada órgão público com a administração da APA, a exemplo do repasse de material de expediente, pagamento do fornecimento de energia elétrica, água, luz, telefone e internet, limpeza, vigilância, entre outros.
“A ideia de construir um memorial tem o propósito de organizar a exploração turística e ambiental da APA de Marituba do Peixe para gerar renda e trabalho para as comunidades que habitam nesse ecossistema. Uma boa receptividade faz com que os visitantes voltem e divulguem positivamente esse tesouro. Além disso, podemos desenvolver atividades econômicas com fácil monitoramento dos impactos ambientais, já que teremos aqui importantes instituições como o Batalhão Ambiental, a SEMARH, a colônia de pescadores, o Conselho Gestor da APA, entre outros parceiros da Codevasf neste projeto”, explicou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo.
Conhecida como “pantanal alagoano”, a APA é o maior berçário de espécies nativas do rio São Francisco, que se deslocam até esse ecossistema para reprodução. Criada em 04 de março de 1988, por meio do Decreto Estadual nº 35.858, a área de proteção ambiental possui uma superfície de 18.556 hectares. A área abriga em torno de 118 espécies de avifaunas, 48 piscícolas, 136 tipos de ervas medicinais. No local, existem 12 povoados que somam uma população de aproximadamente 7 mil habitantes.