×

Penedo

Ao som dos atabaques e muita água de cheiro, carnaval tem início em Penedo

Tradicional lavagem do Rosário e desfile dos blocos animaram a noite de sexta

“Estamos agradecendo aos Deuses”. Foi com essa frase que o ‘Pai Bobó’ iniciou o ritual que acontece há 40 anos e inicia os festejos carnavalescos em Penedo. Adeptos das religiões de matriz africana todos os anos com muita água de cheiro e flores lavam o Beco da Preguiça e as escadarias da Igreja do Rosário.

Ele explica que o ritual é uma forma de agradecer aos Deuses por tudo e também pedir paz. “Estamos agradecendo a todos os Deuses, estamos louvando a Deus do nosso jeito. Mas também essa é uma forma de lutar e para que a cultura negra permaneça viva”, garantiu.

“Nesta noite também agradecemos ao ‘Pai Fernando’, ele quem iniciou esse ritual. Hoje ele não está mais conosco, mas lembramos dele. Com essa lavagem agradecemos a oxalá (Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana), da nossa maneira, mas o Deus é um só. A diferença é que louvamos da nossa maneira”, afirmou o ‘Pai Bobó’, líder de uma casa de candomblé em Penedo.

Os quitutes e o Beco da Preguiça

Segundo o ativista cultural, Júnior Dantas, a tradicional lavagem teve início com a Dona Mariah, moradora do Rosário Estreito. “O marido dela gostava de brincar o carnaval, e ela como forma de fazer com que ele ficasse por perto, fazia muitos quitutes para os foliões durante o reinado de momo. Logo, todos passaram a brincar na Rosário Estreito, e ela mandava limpar e lavar o Beco da Preguiça para o povo descansar e comer em um lugar limpo e cheiroso”, narrou Dantas.

Após os ritos de lavagem do Beco da Preguiça e das escadarias da Igreja do Rosário, a festa não parou. Logo em seguida quem animou a noite foi a Batucada Unidos do Bairro, com o seu tradicional Samba. E no trajeto do circuito da folia, a animação ficou por conta das orquestras de frevo que percorreram o Rosário estreito saindo da Praça Jácome Calheiros até a Praça Marechal Deodoro. Também estiveram animando a primeira noite de carnaval, 18 blocos da cidade.

Clique o confira a galeria de fotos