×

Cultura

Ao som de muito frevo, boneca Raquel desfila nesta sexta, 10, em Penedo

Animação da festa ficará por conta de uma orquestra formada por mais de 50 músicos

Uma bonita festa está sendo preparada para comemorar na noite desta sexta-feira, 10 de fevereiro, o aniversário de 57 anos da boneca Raquel, considerada como a rainha das ‘gigantes’ não só da região do Baixo São Francisco, mas de todo o interior do estado de Alagoas.

Prevista para começar às 19 horas, a animação da festa ficará por conta de uma super orquestra de frevo formada por mais de 50 músicos e comandada pelos maestros Waltinho e Waguinho Trajano. Milhares de pessoas devem participar do evento para parabenizar a “vovó do carnaval de Penedo”.

Na manhã desta sexta-feira, 10, a diretoria do bloco Vassourinhas, que tradicionalmente desfila lado-a-lado com a Raquel, ofereceu um café da manhã para a imprensa e para os músicos que farão a alegria dos foliões logo mais à noite. Enquanto os convidados aproveitavam do farto cardápio, a dona da festa recebia os últimos retoques para entrar na avenida brilhando, como uma verdadeira rainha.

A concentração para o bloco será nas imediações da Igreja de Santa Cruz, na parte baixa do município de Penedo. Do local, a Boneca Raquel e o Bloco Vassourinhas devem arrastar milhares de pessoas pela localidade até chegar à Praça 12 de Abril, na Orla. De lá, os foliões farão o retorno pela Avenida Floriano Peixoto em direção à Rua Joaquim Nabuco, onde a prévia carnavalesca será encerrada.

A famosa boneca gigante penedense foi criada pelo mestre Cabo Vá no ano de 1960 e inicialmente recebeu o nome de “Chica Boa”, em homenagem a uma funcionária da fábrica penedense de tecidos, que ficava localizada no bairro de Santo Antônio, conhecido como “Barro Vermelho”. Chica Boa teve que ir morar em São Paulo e foi substituída na copa da fábrica por outra mulher chamada Raquel que também acabou sendo homenageada.

No sábado, 11, as prévias carnavalescas continuam em Penedo com o desfile do “Ovo da Madrugada”. Milhares de foliões devem prestigiar o desfile da agremiação que é considerada como a maior do município ribeirinho. No dia 18 de fevereiro, será a vez do “Galante da Noite”, do Tadeu dos Bonecos. Já no dia 23, os “Guardiões do Baixo São Francisco” comemoram o ‘reinado de momo’, sendo este o último bloco a desfilar pela cidade antes da abertura oficial do Carnaval.