Animação da festa ficará por conta de uma orquestra formada por mais de 50 músicos
Uma bonita festa está sendo preparada para comemorar na noite desta sexta-feira, 10 de fevereiro, o aniversário de 57 anos da boneca Raquel, considerada como a rainha das ‘gigantes’ não só da região do Baixo São Francisco, mas de todo o interior do estado de Alagoas.
Prevista para começar às 19 horas, a animação da festa ficará por conta de uma super orquestra de frevo formada por mais de 50 músicos e comandada pelos maestros Waltinho e Waguinho Trajano. Milhares de pessoas devem participar do evento para parabenizar a “vovó do carnaval de Penedo”.
Na manhã desta sexta-feira, 10, a diretoria do bloco Vassourinhas, que tradicionalmente desfila lado-a-lado com a Raquel, ofereceu um café da manhã para a imprensa e para os músicos que farão a alegria dos foliões logo mais à noite. Enquanto os convidados aproveitavam do farto cardápio, a dona da festa recebia os últimos retoques para entrar na avenida brilhando, como uma verdadeira rainha.
A concentração para o bloco será nas imediações da Igreja de Santa Cruz, na parte baixa do município de Penedo. Do local, a Boneca Raquel e o Bloco Vassourinhas devem arrastar milhares de pessoas pela localidade até chegar à Praça 12 de Abril, na Orla. De lá, os foliões farão o retorno pela Avenida Floriano Peixoto em direção à Rua Joaquim Nabuco, onde a prévia carnavalesca será encerrada.
A famosa boneca gigante penedense foi criada pelo mestre Cabo Vá no ano de 1960 e inicialmente recebeu o nome de “Chica Boa”, em homenagem a uma funcionária da fábrica penedense de tecidos, que ficava localizada no bairro de Santo Antônio, conhecido como “Barro Vermelho”. Chica Boa teve que ir morar em São Paulo e foi substituída na copa da fábrica por outra mulher chamada Raquel que também acabou sendo homenageada.
No sábado, 11, as prévias carnavalescas continuam em Penedo com o desfile do “Ovo da Madrugada”. Milhares de foliões devem prestigiar o desfile da agremiação que é considerada como a maior do município ribeirinho. No dia 18 de fevereiro, será a vez do “Galante da Noite”, do Tadeu dos Bonecos. Já no dia 23, os “Guardiões do Baixo São Francisco” comemoram o ‘reinado de momo’, sendo este o último bloco a desfilar pela cidade antes da abertura oficial do Carnaval.
