×

Alagoas

Antonio Sapucaia deixa a diretoria geral do DETRAN

Ex-desembargador e agora ex-diretor geral do DETRAN vai se dedicar a família

O desembargador aposentado Antônio Sapucaia deixou o cargo de diretor- geral do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran) e, em seu lugar, assume Luís Augusto Lúcio de Melo, diretor especial de Finanças da Secretaria de Estado da Fazenda, onde é servidor efetivo há oito anos. Sapucaia alegou razões pessoais para deixar o cargo. “Estou me desincompatibilizando por força de legislação sentimental, pois pretendo candidatar-me a maior assistência aos que me são caros, todos filiados a um partido familiar a que devo absoluta fidelidade”.

No pedido de exoneração do cargo, Sapucaia destaca a seriedade e o compromisso público do governador Teotonio Vilela com o Estado de Alagoas. Diz o desembargador em sua carta de demissão: “na administração de Teotonio Vilela Filho vi de perto o exemplo de honradez, dignidade e criteriosa aplicação de recursos financeiros, em contraste com a degradação moral que, nos dias atuais, enxovalha a política brasileira”, disse Sapucaia. Ele ressaltou que durante todo esse tempo no Detran, administrou sem qualquer interferência política.

O governador Teotonio Vilela disse, no final da tarde desta terça-feira, que tem muito a agradecer a Sapucaia pela sua gestão no Detran e na sua confiança em seu governo. “Sapucaia deixa no Estado mais uma marca de sua transparência, de seu compromisso público e de sua competência como gestor”, destacou o governador.

Burocracia

Em entrevista a jornal local o ex-desembargador afirmou: “Saio magoado com a burocracia. Poderia fazer muito mais, mas não consegui”. É bom lembrar que enquanto estava a frente do DETRAN, Sapucaia tentou transferir a sede da autarquia da praia da Avenida para terreno adquirido pelo governo, a mais de ano, próximo a UFAL.

Nova gestão

Lúcio Melo, que assume a diretoria do Detran, é administrador e possui pós-graduação em Auditoria. “Estou assumindo este compromisso como mais um dos grandes desafios. Sei da responsabilidade do cargo de diretor-geral do Detran-AL, pois assumir o lugar de uma pessoa de reputação tão ilibada como Dr. Antônio Sapucaia é, para mim, não uma honra, mas também uma forma de tentar mostrar que a administração do Estado de Alagoas está sendo feita de forma transparente, concreta e objetiva”, disse o novo diretor.

Polêmica Nacional

Recentemente o ex-desembargador esteve envolvido em uma polêmica nacional ao criticar, por meio de artigo, publicado na edição do último dia 25 do jornal Gazeta de Alagoas, Antônio Sapucaia, que também é escritor e jornalista, afirma que Magno Malta (PR-ES) conduziu “espetáculo deprimente, nojento, abjeto, repugnante sob todos os aspectos” na audiência pública em Arapiraca. Em sua avaliação, Magno Malta “montou o espetáculo, transformou-se no principal ator das cenas picarescas e se exibiu inteiramente à vontade”, parecendo “desconhecer a ética, o respeito à sociedade” e “sem atentar para o malefício que causou e repercutiu junto aos menores de idade que têm acesso à televisão”.

Ao longo do artigo, Sapucaia ressalta ainda ser “visceralmente contra a pedofilia”, considerando que durante 37 anos exerceu a magistratura e, como tal, teve que se manifestar por dever de ofício “contra essas perversões sexuais e todo tipo de conduta ouriçada contra os princípios legais”.

O Presidente da CPI, Senador Magno Malta, aprovou convocação de Sapucaia para que o mesmo se explicasse em Brasília, sobre o artigo.