O atual secretário-adjunto do Planejamento e do Orçamento, Antonio Carlos Sampaio Quintiliano, foi indicado pelo governador Teotonio Vilela Filho para substituir Marden Soares no comando da Agência de Fomento de Alagoas.
O nome de Quintiliano foi aprovado em reunião realizada esta semana pelo Conselho de Administração da Afal. Apesar da indicação, Marden Soares continuará respondendo pela presidência da Agência até a homologação do novo diretor-presidente pelo Banco Central.
Em reunião realizada com diretores e colaboradores, o engenheiro Antonio Carlos Quintiliano disse que se sente feliz com o convite do governador Teotonio Vilela em ser indicado para assumir a Afal. Ele enfatizou que vem com “muita força e dedicação” para este novo desafio.
“Como secretário-adjunto do Planejamento e do Orçamento, ajudei no processo de implantação da agência”, disse Quintiliano, afirmando que aprova o modelo de organização que Marden Soares e os diretores montaram com a equipe. Segundo ele, a Afal precisa do apoio do Governo para continuar crescendo como uma instituição financeira que trabalha para a promoção do desenvolvimento de Alagoas.
Conselho – A composição do Conselho de Administração da Afal também terá mudanças. Nesta sexta-feira (29), os acionistas da Afal se reuniram em assembleia geral para deliberar sobre as mudanças no conselho de administração, eleição para o conselho fiscal, aprovação do balanço financeiro do exercício de 2010, entre outros temas relativos à instituição financeira.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, vai assumir a presidência do conselho no lugar do ex-secretário Sérgio Moreira. Já o economista Cícero Péricles, que faz parte do conselho consultivo da Afal, vai assumir uma vaga no conselho de administração no lugar do funcionário aposentado do Banco Central, Sérgio Darcy, e Marcelo Correa Fernandes, chefe de Política de Gestão do BNDES, também assume como conselheiro no lugar de Fábio Leão. Marden Soares substitui o conselheiro Carlos Gatto, que renunciou à vaga por motivos particulares. O cargo de vice-presidente do conselho pertence ao presidente da Afal.
No comando da instituição desde 2009, quando o Banco Central autorizou o início das operações da Afal, e tendo participado do processo de constituição da agência, Marden Soares disse que deixa a Afal satisfeito com a indicação de Quintiliano. Soares ressaltou que continuará colaborando com a Afal, como membro do conselho de administração, no que se refere a questões como a melhoria da estrutura administrativa, plano de capacitação continuada dos colaboradores, capitalização da agência e na atualização do estatuto.
Outras mudanças também devem acontecer na composição do Conselho Fiscal, uma vez que Antonio Carlos Quintiliano – que faz parte deste conselho – será substituído pelo economista José Cândido do Nascimento.
O quadro de diretores da Afal continua com Fábio Leão, respondendo pela Diretoria do Planejamento e do Desenvolvimento, e Fernando Noronha, na Diretoria de Administração e Finanças. Um novo nome deverá ser indicado para assumir a vaga de diretor de operações da Afal.
