O Colégio de Procuradores de Justiça elegeu, nesta quarta-feira (10), o novo corregedor-geral do Ministério Público Estadual para o biênio 2011- 2012. A eleição teve a participação de 14 dos 17 procuradores integrantes do Colégio. O escolhido foi o procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira, que atualmente atua como corregedor-geral substituto. O segundo colocado foi o procurador de Justiça Walber Valente de Lima. A posse na vaga ocupada atualmente pelo corregedor Antonio Arecippo será no dia 1º de janeiro de 2011. A eleição foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Sérgio Jucá, que elogiou a escolha democrática.
Depois de eleito, o futuro corregedor agradeceu aos 12 votos recebidos e prometeu honrar o apoio na missão de dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo saudoso procurador Francisco Sarmento, falecido em agosto passado. Antiógenes Marques de Lira ainda elogiou o atual corregedor Antonio Arecippo, “que muito dignifica o MPE”. Ele disse ainda que recebia o resultado da votação com um misto de alegria e humildade; como um reconhecimento dos colegas ao trabalho que vem desenvolvendo na instituição. Para o novo corregedor, essa vitória é o coroamento de uma trajetória de dedicação ao Ministério Público.
Antiógenes Marques de Lira ingressou no Ministério Público em 1984 com apenas 23 anos. Foi promotor de Justiça em São Miguel dos Campos, Penedo, Delmiro Gouveia, Arapiraca, União dos Palmares, entre outras. Teve destacada atuação no Tribunal do Júri em Maceió, sendo promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2002. Além de exercer atualmente o cargo de corregedor substituto, ele também é integrante eleito do Conselho Superior do Ministério Público. É função do corregedor-geral orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, entre outras atribuições.