O ano letivo em Piaçabuçu tem início nesta segunda-feira, 07, quando todas as unidades de ensino do município estarão recebendo seus antigos e novos alunos para mais uma jornada interativa de ensino/aprendizagem.
Durante a última semana os educadores da rede municipal estiveram reunidos participando de uma jornada pedagógica, com o tema “Educação de Qualidade: Essa é a nossa meta”, onde diversos debates relacionados a área da educação foram travados resultando na sugestão de melhor rendimento do alunado nas salas de aula.
Entre as palestras proferidas durante a semana uma das quais chamou a atenção foi a que trouxe o tema “A In(disciplina) na Escola: Possibilidades de Enfrentamento, proferida pelo professor Eduardo José Oliveira dos Anjos. O tema é atual e inclusive relatou casos de punições ocorridos em Brasília na última semana, depois que estudantes de uma Universidade foram condenados a pagar indenização a uma professora por prática discriminatória.
Para a secretária de educação de Piaçabuçu, professora Maria Santana, a realização de eventos como a jornada pedagógica é fundamental para que os educadores possam interagir e buscar novas alternativas de enfrentamento aos problemas identificados nas salas de aula. “Trazemos para estes encontros a problemática do dia a dia, mas fazemos surgir durante o evento as possibilidades de mudarmos o que precisa ser ajustado nas salas de aula”, declarou a secretária.
A jornada foi encerrada com a palestra “A Práxis Pedagógica: Motivação para a construção da humanidade do ser humano”, proferida pela mestra em educação pela Universidade Federal de Alagoas e doutoranda em educação pela PUC/SP, Abdizia Maria Alves Barros.
